João Pessoa, 02 de outubro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Ministério Público da Paraíba, a Unidade de Integridade da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Paraibana de Futebol (FPF) iniciaram tratativas para cooperação institucional visando coibir manipulação em partidas.
Nessa terça-feira (30), o tema foi apresentado pelo 1º subprocurador-geral de Justiça, Luís Nicomedes de Figueiredo, que recebeu o oficial de integridade da CBF, Eduardo Gussen, e a presidente da FPF, Michele Ramalho.
Foto: MPPB
O promotor José Leonardo Clementino também reforçou o trabalho para garantir a lisura nas partidas.
“A Paraíba, de forma pioneira, está sendo o primeiro estado a ser visitado por essa equipe, para iniciar esse trabalho, fazer discussões a respeito de protocolos de atuação, de compartilhamento de informações para que o Ministério Público da Paraíba possa efetivamente auxiliar também e combater essa prática que é a nefasta para o nosso futebol”, disse.
A presidente da FPF, Michelle Ramalho, salientou que a Paraíba é o primeiro estado da federação a receber a Unidade de Integridade da CBF.
“Pela primeira vez, estamos iniciando esse trabalho aqui na Paraíba, que é pioneira. E essa parceria com o Ministério Público é muito importante porque nós visamos evitar a manipulação de resultados e o MP tem esse poder requisitório. Portanto, é fundamental que a federação, a CBF compartilhem os dados e que o Ministério Público tome as devidas providências legais”, reforçou.
Encontro contra manipulação
A Federação Paraibana de Futebol promoveu na manhã desta terça-feira (30), uma reunião entre clubes e a Confederação Brasileira de Futebol para tratar do combate as manipulações de partidas.
O encontro contou com a palestra do diretor geral de integridade da CBF, Eduardo Gussem, que apresentou medidas e ferramentas utilizadas na monitoração e no enfrentamento desse tipo de prática. Todos os clubes profissionais da Paraíba foram convidados a participar.
MaisPB
NA CÂMARA - 02/10/2025