João Pessoa, 22 de setembro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Convergência 2025 no Maranhão terá represente da PB

Comentários: 0
publicado em 22/09/2025 ás 11h59

Kubitschek Pinheiro

O encontro Convergência 2025 está de volta ao Nordeste em sua 21ª edição e vai acontecer entre os dias 24 a 26 (desta quarta à sexta-feira), no hotel Tree Towers São Luís, na capital do Maranhão. Trata-se de um evento nacional, cuja primeira edição aconteceu em João Pessoa, em 2003, idealizado por Germano Toscano, presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB/PB). Toscano representa a Paraíba no Convergência 2025. Também estarão presentes, a juíza corregedora Renata Câmara, o juiz titular da Vara de Feitos Especiais Romero Feitosa, e a promotora Vanina Feitosa

O Convergência 2025 ocorre anualmente e tem como tema principal “Soluções Digitais e a Economia Tokenizada: Impactos para o Protesto” Serão três dias de encontros e debates abordando diversos temas relacionados à prestação do serviço extrajudicial de protesto de títulos no país, desde questões jurídicas específicas até as inovações tecnológicas emergentes na área.

As novidades do Convergência 2025 estão focadas em novo ambiente de negócios com tokenização; oportunidades para o tabelião de protesto, com a utilização da IA (Inteligência Artificial), como meio de consolidação dos novos serviços e ferramentas da CENPROT (Central Nacional de Protesto).

O tema, segundo Germano Toscano, é assunto que, nos dias atuais, faz parte das plataformas para integração tecnológica de qualquer seguimento, tanto sob o aspecto de acompanhamento do avanço técnico científico, como da segurança e rapidez na execução dos serviços.

Esse sistema é de grande valia para o Instituto Jurídico Protesto de Títulos, como instrumento eficaz na recuperação de crédito de instituições privadas e de instituições públicas. Blockchain deve ser entendido como, por exemplo, um livro de registros digital, público e seguro, onde as informações são organizadas em blocos que se ligam uns aos outros em uma corrente, oferecendo plena segurança” explicou Germano Toscano.

Unidade digital

Token é uma unidade digital que representa um ativo, um direito ou um valor dentro de um sistema específico, geralmente emitida em uma rede blockchain. A economia tokenizada é um modelo econômico que se utiliza de tokens digitais — representações virtuais de ativos, direitos ou valores — como meio de troca, de registro ou de incentivo dentro de um ecossistema. Esses tokens podem ser baseados em blockchain ou em outras tecnologias de registro distribuído, o que garante segurança, rastreabilidade e descentralização.


Convergência/História

Em  2003, o tabelião Germano Toscano recebeu do então presidente, Leo Barros Almada, a incumbência de idealizar um encontro com o objetivo de reunir anualmente todos os colegas Tabeliães de Protesto, a fim de promover o intercâmbio de experiência, aprendizado, ouvir sugestões visando ao desenvolvimento e modernização do seguimento.

Batizei o encontro com o expressivo nome CONVERGÊNCIA, inspirado num movimento de convergir para a Lei Federal 9492, que rege a atividade do Protesto no país. Além do mais, esse encontro seria uma oportunidade especial do reencontro com todos os colegas Tabeliães de Protesto do Brasil. O Convergência 1 aconteceu ano de 2003, em João Pessoa, no Hotel Tambaú. O formato sugerido seria a realização sequencial, a cada ano num estado diferente, o que vem acontecendo até hoje. Neste ano, como explicitado, o evento ocorrerá no grande Estado do Maranhão”.

“Quando abrimos solenemente mais um encontro Convergência, temos a agradável sensação de estarmos vendo o sucesso de um filho que cresce e se desenvolve em todos os sentidos a cada ano” – concluiu Germano Toscano.