João Pessoa, 20 de setembro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O jornalista, poeta e editor Linaldo Guedes e a poeta, atriz e professora Porcina Furtado estão organizando o Dicionário de Literatura Feminina da Paraíba. Ainda sem data para ser finalizada, a obra, a primeira no gênero na Paraíba, pretende fazer um mapeamento de todas as autoras que produziram ao longo de todos os tempos, seja nascida ou radicada no estado.
“Será um dicionário mesmo, com verbetes de autoras paraibanas. Entre os critérios para entrar como verbete, a autora tem que ter nascido ou morado na Paraíba. E também tem que ter pelo menos um livro impresso, em qualquer gênero literário, inclusive cordel”, afirmou Porcina Furtado.
“O Dicionário terá autoras de todos os tempos, estilos e gêneros, sem restrições. A ideia é registrar a literatura feita por mulheres em todos os tempos, de Anayde Beiriz até os dias atuais”, acrescentou Linaldo Guedes.
Os organizadores solicitam a quem atender a esses requisitos, enviar seus dados, com resumo de sua bio (não esquecer de colocar cidade onde nasceu, dia, mês e ano do nascimento) e livros publicados, com respectivos anos e editoras, para os seguintes e-mails:[email protected] e [email protected]
Porcina Furtado é natural de Sousa (PB). Poeta, atriz, produtora cultural, professora, graduada em Letras pela UFPB, especialista em Gestão Escolar pelo IFRN. Seu primeiro livro de poemas impresso é “Ilha Perdida”, publicado pela Arribaçã Editora em 2021. Organizou em 2023 para a Arribaçã o livro “Cordel do encanto feminino: Coletânea de cordelistas nordestinas”. Em 2024, publica o livro de poemas “Travessia”, também pela Arribaçã.
Linaldo Guedes é jornalista, poeta e editor. Trabalhou nos principais órgãos de imprensa da Paraíba. Publicou mais de uma dezena de livros, sendo cinco de poesia. É editor na Arribaçã Editora, sediada em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba.
MaisPB
CRISE NO PSB - 19/09/2025