João Pessoa, 11 de setembro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
"SPECK"

PB adota plataforma digital para monitorar saúde emocional dos alunos

Comentários: 0
publicado em 11/09/2025 ás 06h30
Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba realizou nesta quarta-feira (10), em João Pessoa, a formação da plataforma socioemocional SPECK, reunindo representantes das 87 escolas contempladas pelo Programa Escolas do Amanhã. O encontro contou com a participação de coordenadores pedagógicos, estudantes e gestores das 16 Gerências Regionais de Educação. A iniciativa marcou o início da implementação da ferramenta tecnológica na Rede Estadual, com foco no fortalecimento das práticas pedagógicas voltadas ao cuidado socioemocional no ambiente escolar.

A plataforma SPECK, desenvolvida pela empresa Sistematech, utiliza inteligência artificial associada à psicolinguística para analisar textos produzidos por estudantes, extraindo informações sobre aspectos emocionais, potenciais e dificuldades individuais. Esses diagnósticos permitirão às escolas identificar necessidades e elaborar estratégias personalizadas, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento integral dos alunos. Os dados gerados serão utilizados para subsidiar ações pedagógicas e políticas públicas voltadas ao bem-estar dos estudantes.

Na abertura do evento, a gerente executiva de Educação Integral, Wennia Figueiredo, destacou a importância da implementação da iniciativa e o envolvimento direto das escolas. Em sua fala, ela ressaltou que trazer o estudante para participar da formação representa um reconhecimento ao trabalho realizado diariamente nas unidades de ensino. “Falar de saúde emocional nas escolas e trazer o estudante para cá é uma questão de honra, porque sabemos os desafios vividos em sala de aula e queremos consolidar essa política junto às nossas escolas”, afirmou.

O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, afirmou que o trabalho desenvolvido nas escolas deve preparar os estudantes para a vida em todas as suas dimensões. Ele lembrou que, nos últimos anos, a Secretaria tem ampliado a presença de profissionais de psicologia e assistência social nas Gerências Regionais, além de fortalecer o movimento estudantil com programas voltados ao protagonismo juvenil. “A escola precisa preparar o estudante para lidar com desafios, escolhas e frustrações, porque é isso que ele encontrará ao longo da vida. Essa plataforma é uma ação importante nesse processo de preparação”, pontuou.

O secretário executivo de Gestão Pedagógica, Edilson Amorim, também participou da atividade e apontou que a formação chega em um momento necessário para a Rede Estadual. Ele destacou experiências observadas em outras localidades, em que a integração entre escolas e comunidades fortaleceu práticas pedagógicas. “Antes da escola pedir socorro, ela precisa buscar parcerias. É isso que iniciativas como esta formação trazem, a possibilidade de abrir espaço para que novas soluções sejam construídas de forma coletiva”, observou.

A programação do evento contou ainda com a palestra da psicóloga Mariana e do CEO da plataforma, Roberto Francisco, que apresentaram as funcionalidades da ferramenta e orientaram os participantes sobre sua aplicação no cotidiano escolar. A formação incluiu ainda momentos práticos para os representantes das escolas aprenderem a utilizar o sistema, de forma a garantir que o conhecimento seja multiplicado entre professores e alunos em cada unidade contemplada.

A estudante Gabrielly Vasconcelos, da Escola Cidadã Integral Irineu Pinto, de Bayeux, representou sua escola na formação e avaliou como positivo o investimento em ações voltadas para a saúde emocional. “Eu já tive problemas com depressão, e considero muito importante que a escola compreenda o que cada aluno sente, porque isso impacta diretamente no aprendizado. Participar desse momento me deixa animada para compartilhar a experiência com os colegas”, relatou. Após a formação, Gabrielly terá a missão de auxiliar na formação de outros estudantes.

Segundo o gerente operacional de Desenvolvimento das Competências Socioeducacionais, Ricardo Jerônimo da Silva, “a proposta é que o uso da SPECK não se limite a diagnósticos, mas que gere ações concretas dentro das escolas, fortalecendo o trabalho pedagógico e a relação entre alunos e comunidade escolar,” disse.

Com representantes de todas as 16 Gerências Regionais presentes, o encontro também reforçou a integração das escolas no processo de implementação da política socioemocional. Ao final da formação, foram dados encaminhamentos para que cada escola multiplique os conhecimentos adquiridos e inicie a utilização da SPECK ainda neste semestre letivo de forma experimental. De acordo com a gerente Wennia Figueiredo, o monitoramento será contínuo e os resultados obtidos a partir da plataforma irão orientar novas ações voltadas ao desenvolvimento socioemocional dos estudantes da Rede Estadual da Paraíba.

MaisPB