João Pessoa, 01 de setembro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em joão pessoa

Novo procurador-geral de Justiça do MPPB, Leonardo Quintans toma posse hoje

Comentários: 0
publicado em 01/09/2025 ás 06h32
Foto: Divulgação/MPPB

O novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), o promotor Leonardo Quintans, toma posse nesta segunda-feira (1º) para o biênio 2025-2027. A cerimônia de posse acontece às 17h, no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, em João Pessoa.

A programação do dia também inclui uma missa em ação de graças na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Miramar, às 10h da manhã.

+ Hora H: Quintas promete combate a facções e a crimes de corrupção

Leonardo Quintans substitui Antônio Hortêncio Rocha Neto, que comandou o MPPB por dois biênios, de 2021 a 2025. O novo PGJ foi o mais votado na eleição de 31 de julho deste ano, quando foi escolhida a lista tríplice enviada ao governador João Azevedo, para a decisão final. Entre os quatro candidatos, ele recebeu 205 votos (o correspondente à escolha de 93,2% dos 220 membros votantes); Rodrigo Marques da Nóbrega teve 64 (29% dos eleitores) e Aristóteles de Santana Ferreira recebeu 53 (24% dos eleitores). O procurador de Justiça João Geraldo Barbosa foi o quarto, com 41 votos (18,6%). Foram computados 363 votos válidos (já que o voto é plurinominal e cada eleitor pode escolher até três candidatos) e registrado um nulo. A nomeação de Quintans foi anunciada por João Azevedo em 6 de agosto e publicada no Diário Oficial do Estado no dia seguinte (7), sob o Ato Governamental nº 2.556.

Quintans é bacharel em Direito e especialista em Direito Público, tem 44 anos, e nasceu em João Pessoa. Foi servidor concursado do IFPB entre 2004 e 2007, do TRT20 (Sergipe) no ano de 2007 e do TRT13 (Paraíba) entre os anos de 2008 e 2011. Foi promotor na Bahia entre 2011 e 2013.

Ingressou no MPPB em 7 de junho de 2013 como promotor de Justiça de Sousa, onde atuou como promotor do Patrimônio Público, da Cidadania, da Família, da Fazenda Pública e em matéria Cível, além da função eleitoral. Foi, também, coordenador da Promotoria de Sousa. Em 2015, foi removido para Picuí e em 2019 para Alagoa Grande, onde ficou até 2024, quando foi promovido para a entrância final, para a promotoria de Catolé de Rocha. No mesmo ano, foi removido para o cargo de 1⁰ promotor de Justiça de Sapé. Foi também coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Patrimônio Público (2017 a 2019) e secretário de Planejamento e Gestão (2019 a 2021). Entre janeiro de 2021 e janeiro de 2025 presidiu a Associação Paraibana do Ministério Público (APMP). Foi, ainda, diretor do Nordeste da Conamp (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público) e coordenador do Focco (Fórum Paraibano de Combate à Corrupção). Atualmente é 1º promotor de Justiça de Sapé e atuava na assessoria técnica da procuradoria-geral de Justiça.

MaisPB