João Pessoa, 27 de agosto de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
combate à violência contra a mulher

Secretaria das Mulheres de João Pessoa supera 30 ações no Agosto Lilás

Comentários: 0
publicado em 27/08/2025 ás 16h15
atualizado em 27/08/2025 ás 16h24

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa (SPPM) vem desenvolvendo uma extensa agenda de atividades dentro da campanha Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. As ações estão sendo realizadas em escolas, universidades, centros comunitários, órgãos públicos e instituições privadas, com o objetivo de prevenir violências e fortalecer a rede de proteção.

A programação que teve início ainda no mês de julho passou por escolas da rede municipal nos bairros da Penha, Mangabeira, Cristo Redentor e Paratibe e realizou rodas de conversas sobre igualdade de gênero e enfrentamento à violência contra a mulher.

No mês de agosto, a agenda ganhou reforço com o seminário “Não à Violência contra as Mulheres”, realizado no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além de rodas de conversa em unidades de saúde, capacitações para estudantes universitários e encontros com trabalhadoras da rede socioassistencial. A campanha também esteve presente em empresas privadas, levando orientações a colaboradoras sobre os canais de denúncia e formas de prevenção.

Para a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Virgínia Veloso, o Agosto Lilás em João Pessoa cumpre um papel estratégico na conscientização da sociedade. “Cada ação que realizamos tem como propósito mostrar que o enfrentamento à violência contra a mulher é responsabilidade de todos. Quando levamos informação para escolas, universidades, empresas e comunidades, estamos plantando sementes de transformação que ajudam a salvar vidas. O Agosto Lilás é mais do que um mês de mobilização, é um chamado à sociedade para se unir na luta pela dignidade e pelo respeito às mulheres.”, afirmou.

A Secretaria ainda promoveu exposições culturais como a “Por Elas no Enfrentamento à Violência”, realizadas na Faculdade FPB. Entre os destaques, estão as ações voltadas para comunidades tradicionais e movimentos de mulheres, fortalecendo o diálogo com diferentes segmentos sociais.

De acordo com Suleya Medeiros, técnica da Diretoria de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Equidade de Gênero da SPPM, ações como essa se fazem necessárias para que as mulheres possam compreender o que é a violência doméstica e como elas podem ter suporte para sair desse ciclo. “Além disso é importante conscientizar a população de modo geral para desnaturalizar a violência contra mulher de forma preventiva, no sentido de desenvolver uma cultura de não violência e de respeito às mulheres.”, afirmou.

A programação segue nesta quarta-feira (27) com a mesa-redonda “Caminhos do Acolhimento: reflexões interdisciplinares sobre protocolo de atendimento às vítimas de violência de gênero”, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), além de capacitação na Uninassau.

Na quinta-feira (28), a agenda contará com palestras para alunos e professores na Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (Facene) e na Faculdade Três Marias. Já na sexta-feira (29), será realizada uma roda de diálogo com as mulheres da Lavanderia Padre Hildon Bandeira.

O encerramento acontecerá na próxima terça-feira (2), com uma formação para agentes comunitárias de saúde e técnicas sociais.

MaisPB