João Pessoa, 21 de agosto de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CUIDADOS

Obesidade afeta uma a cada sete crianças no Brasil; especialistas dão orientações

Comentários: 0
publicado em 21/08/2025 ás 14h27

Com forte influência da genética e agravada por maus hábitos alimentos, a obesidade é uma doença que afeta também crianças e adolescentes. No Brasil, a cada sete crianças, uma sofre com o problema, de acordo com dados do Ministério da Saúde. No episódio desta semana do Sem Contraindicação, o videocast da Unimed João Pessoa, especialistas no tema alertaram sobre os cuidados e formas de prevenção do sobrepeso e da obesidade infantil.
A adoção de hábitos saudáveis, sobretudo com uma alimentação adequada ainda na fase da infância, é a principal forma de prevenção da obesidade nos pequenos, conforme explicaram a pediatra Camila Rolim e a nutricionista Taís Toscano, convidadas deste episódio.

Elas reforçaram a importância do exemplo dos pais para os filhos ao optar por alimentos mais naturais na rotina, excluindo os ultraprocessados, e planejar as refeições da família. “Uma criança que não aprendeu a comer corretamente, que não conhece os alimentos, como vai ser um adulto saudável?”, questionou a pediatra Camila Rolim. A médica destacou ainda a importância do acompanhamento pediátrico no processo de ganho de peso das crianças.

Já a nutricionista Taís Toscano reforçou que a organização das refeições, com alimentos variados e de qualidade nutricional, deve começar já na fase da introdução alimentar do bebê. “A partir dos seis meses a gente começa a introdução alimentar e falo no consultório sobre isso, sobre começar gradualmente e não oferecer tudo de uma vez. A criança está aprendendo e conhecendo novas texturas e novos sabores”, explicou a especialista.

Outra sugestão para os pais adotarem com os filhos, seja na prevenção ou tratamento da obesidade, é iniciar a criança ou o adolescente na atividade física, conforme orientou a pediatra Camila Rolim. “Para os adolescentes, eu libero, inclusive, a musculação, desde que com acompanhamento. Ou fazer um esporte semanalmente. É colocar isso na vida desse adolescente para que, na vida adulta, isso faça parte”, sugeriu a médica.

EPISÓDIOS SEMANAIS

Com apresentação de Linda Carvalho, o “Sem Contraindicação” é produzido pela Comunicação da Unimed João Pessoa. Toda quinta-feira, um novo episódio é publicado no YouTube e no Spotify.
Os episódios também ficam disponíveis no Portal Unimed João Pessoa, que tem uma seção exclusiva para o videocast. Por esse canal, também é possível interagir e enviar sugestões de pautas para a equipe responsável pela produção.

MaisPB