João Pessoa, 07 de agosto de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
após ocupação da mesa

Oposição diz ter feito acordo com Hugo para pautar anistia; base nega

Comentários: 0
publicado em 07/08/2025 ás 08h04
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Deputados da oposição afirmaram, nesta quarta-feira (6), que firmaram um acordo com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), para pautar a anistia aos réus dos atos golpistas de 8 de janeiro e o fim do foro privilegiado para autoridades. A base do governo nega qualquer negociação.

A declaração dos deputados da oposição aconteceu após o fim da ocupação da Mesa Diretora por deputados bolsonaristas, que protestavam contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou prisão domiciliar para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Nós construímos compromisso com essa liderança de que pautaremos nesta Casa a mudança do foro privilegiado, para tirar a chantagem que deputados e senadores estão sofrendo por parte do STF. Junto com o fim do foro, vamos pautar a anistia. Esse foi o acordo feito”, disse o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ).

No entanto, deputados da base governista reagiram e negaram qualquer acordo formal com a oposição. O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou que a bancada governista vai ingressar com representação no Conselho de Ética contra os parlamentares que ocuparam a Mesa da Câmara.

MaisPB