João Pessoa, 30 de julho de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
As obras do projeto Orla Sul, que visa conectar a rodovia PB-008 às praias do Sol e de Gramame, em João Pessoa, vão entrar em nova fase para conclusão. Os trabalhos agora avançam para mais 2 quilômetros e 100 metros de pista simples, que correspondem à duplicação da via a partir de uma segunda rotatória até a Barra de Gramame.
A previsão é que toda a ligação — incluindo vias duplicadas, calçadas e ciclovias — esteja concluída até o final deste ano ou início de janeiro de 2026.
Com mais de dois quilômetros de vias duplicadas concluídas, o prefeito Cícero Lucena inspecionou, nesta quarta-feira (30), o andamento dos trabalhos executados pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e destacou o impacto positivo que a obra trará para o desenvolvimento da região, sobretudo nos setores de turismo e mobilidade urbana.
“Recordo que, há 31 anos, promovi o primeiro acesso do bairro Valentina Figueiredo à Praia do Sol. Agora, com esta nova obra — que conta com pistas duplicadas, calçadas acessíveis com piso tátil, ciclovia e estrutura adequada para cadeirantes—, vamos impulsionar ainda mais o desenvolvimento da região, facilitando o acesso da população da Zona Sul à Praia do Sol e à Barra de Gramame, além de fomentar o turismo que estamos vivenciando”, afirmou o prefeito Cícero Lucena.
Segundo a Seinfra, a obra está orçada em R$ 30 milhões. A primeira fase, que compreende dois quilômetros de asfalto, ciclovia e calçadas padronizadas, já foi finalizada — partindo do início da PB-008 até a ligação entre as duas praias, incluindo iluminação em LED.
Na sequência, será iniciada uma nova etapa que contempla a urbanização da Barra de Gramame, com construção de estacionamento, acesso à barreira e à faixa de areia, entre outras intervenções. O foco é melhorar a mobilidade e a experiência de quem visita esse trecho da Orla de João Pessoa. O objetivo é transformar as praias do Sol e de Gramame em um importante roteiro turístico, com forte impacto econômico para a cidade.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 22/07/2025