João Pessoa, 22 de julho de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho, afirmou nesta segunda-feira (22), que a federação formada entre União Brasil e Progressistas (PP) tem mais chances de se alinhar com a oposição da Paraíba do que a base do governador João Azevêdo (PSB) e do presidente Lula nas eleições de 2026.
A declaração foi feita em resposta à pergunta do jornalista Heron Cid, no Podcast Direto de Brasília, apresentado pelo jornalista Magno Martins e retransmitido pelo Programa Hora H, da Rádio POP FM 89,3 e emissoras da Rede Mais Rádios.
“O controle da federação tem muito mais chance de vir para o nosso lado, de vir para o nosso campo político, porque terá alinhamento com a postura e a estrutura nacional da federação”, previu o parlamentar.
O senador citou a pré-candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro (PP), que poderá enfrentar um dilema caso a federação siga a orientação nacional de oposição a Lula. “Se a federação tiver um alinhamento nacional com um projeto da direita, como está se desenhando, caberá ao governador João Azevêdo decidir se abrirá mão de um palanque aliado ao presidente Lula ou se se posicionará de forma neutra ou até mesmo contrária”, questionou Efraim.
Governabilidade de Lula
Na entrevista, o senador ainda destacou a importância da governabilidade como prioridade nacional dos partidos, diferentemente de compromissos eleitorais antecipados: “Desde o início do governo, a palavra de ordem dos partidos foi governabilidade. Isso significa apoiar a agenda econômica, como o arcabouço fiscal, a reforma tributária, a taxação de offshores e fundos exclusivos, entre outras pautas. Mas isso não significou adesão ao projeto eleitoral do PT para 2026”.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 22/07/2025