João Pessoa, 21 de julho de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-16 2025 será realizado na cidade de João Pessoa, na Paraíba, de 24 a 26 de outubro. O período de inscrição para as equipes será de 3 a 17 de outubro. É a segunda vez consecutiva que um Brasileiro Sub-16 vai para João Pessoa. Em 2024, a competição recebeu 150 equipes, com grande forças do Nordeste, do Paraná e São Paulo.
Os detalhes da pista que será utilizada estão sendo acertados, mas o Atletismo Brasil já pode comemorar a parceria com o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), e a Federação Paraibana de Atletismo (FPBA).
Cada clube poderá inscrever até dois atletas por prova individual e uma equipe por revezamento. O atleta poderá participar de duas provas individuais ou somente da prova combinada e do revezamento. Informações complementares ainda serão divulgadas, mas João Pessoa já está confirmada como cidade-sede.
Nesta categoria é importante que os atletas participem das competições oficiais para sua formação. É uma faixa etária de início da especialização e o Brasileiro tem a finalidade de avaliar o nível técnico dos atletas da categoria, aumentar a quantidade de participantes e o número de federações na competição.
Em 2024, a AABB Atletismo Cascavel (PR) foi a campeã brasileira sub-16 após três dias de competições na Vila Olímpica Parayba (106 pontos). Também foi a campeã feminina (63 pontos) e obteve o segundo lugar na classificação masculina (43 pontos). O SESI, de São Paulo, foi o vice-campeão brasileiro sub-16 (86,5 pontos) e o Sport Club do Recife o terceiro colocado na qualificação geral (80 pontos).
O evento registrou nada menos do que cinco equipes do Nordeste entre as top 10 – Sport Club do Recife, Pernambuco (3ª), Russas, Ceará (5ª), Instituto Bruna Farias, Alagoas (8º), Cerro Corá, Rio Grande do Norte (9º), e APA Petrolina, Pernambuco (10ª). E ainda duas do Paraná – AABB Cascavel (1ª), FECAM/ASSERCAM, de Campo Mourão (7º) – e três de São Paulo – SESI (2º), AD Centro Olímpico (4º) e ORCAMPI (6ª).
Os melhores atletas da competição foram Larissa Schon de Morais, campeã dos 80 m com barreiras e dos 300 m com barreiras, com recorde brasileiro (43.25), e Vitor Hugo Alves Souza, campeão e recordista brasileiro do pentatlo (3.642 pontos), ambos atletas da AABB Atletismo Cascavel.
O Brasileiro Sub-16 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS.
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
MaisPB
Wolney Queiroz - 16/07/2025