João Pessoa, 09 de julho de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Procissão de Nossa Senhora da Penha poderá receber o título de Patrimonio Imaterial da Humanidade. O pedido foi formulado pelos vereadores de João Pessoa, Dinho Dowsley (presidente da Câmara) e Marcos Vinícius, durante visita à diretora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Marlova Jovchelovitch. Atualmente, o Círio de Nazaré, de Belém do Pará, é o único evento do gênero que possui esta deferência, reconhecida pela entidade internacional. No encontro, os parlamentares apresentaram um ofício com a defesa do pleito.
O Santuário da Penha faz parte do roteiro histórico e turístico do litoral paraibano. Ele foi tombado pelo Instituto Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) em 26 de agosto de 1980. O local é procurado durante todo o ano por romeiros devido aos milagres atribuídos à Virgem Maria. A Romaria da Penha é uma das mais tradicionais da Paraíba e, com certeza, a mais popular. Ela atrai uma média anual de 650 mil peregrinos no trajeto do Centro da capital até o Santuário.
No ofício, os vereadores ressaltam “a magnitude, as peculiaridades, a diversidade, o conteúdo religioso e cultural do evento são riquezas únicas cultivadas há mais de dois séculos pelos paraibanos. Por sua beleza e grandiosidade, é também o mais importante evento turístico religioso da Paraíba”.
A Festa de Nossa Senhora da Penha acontece neste ano entre os dias 16 a 24 de novembro, quando será realizada a 268ª edição da tradicional Romaria da Penha, que reúne milhares de pessoas e passa pelas principais avenidas da capital paraibana. A reunião que formalizou o pedido feito pelos vereadores de João Pessoa ocorreu na semana passada. O passo seguinte, agora, será um pedido ao Itamaraty, para que o órgão do governo federal participe do processo.
História
A devoção a Nossa Senhora da Penha teve origem com o português Sílvio Siqueira, que em 1763, comandava uma embarcação em direção à Europa. No litoral paraibano, ele enfrentou uma grande tormenta. Em um momento de aflição, reuniu a tripulação e pediu proteção a Nossa Senhora da Penha, prometendo erguer uma ermida em sua honra no local em que aportasse em segurança. Minutos depois, todos conseguiram desembarcar com tranquilidade na então Praia de Aratú – hoje Praia da Penha. Como prometido, a construção foi feita. E essa foi à terceira capela construída no Brasil para Nossa Senhora da Penha.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 09/07/2025