João Pessoa, 08 de julho de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Prefeitura de João Pessoa vai realizar o ordenamento dos ambulantes no Centro da cidade, assim como na orla. Ao Portal MaisPB, o secretário de Desenvolvimento Urbano do município, Marmuthe Cavalcanti, informou que a gestão trabalha para recolher os dados dos comerciantes que ocupam as calçadas e realizar o processo de transferência para um novo shopping popular, que será construído na Avenida 13 de Maio.
“É um espaço enorme que vai começar agora uma obra fantástica, que é o novo conceito de shopping popular, com muitos serviços para atrair a movimentação, garantir que haja um fluxo de pessoas, para que os ambulantes sejam abrigados de forma digna e que possam ter realmente as pessoas frequentando o espaço para eles comercializarem os seus produtos. A Prefeitura está fazendo já esse processo de levantamento cadastral de dados para que a gente possa ter um número exato dos que estão ali, quem de fato realmente é da cidade e quem de fato precisa desse tipo de comércio”, esclareceu Marmuthe.
O secretário pontuou que a medida vai facilitar o trânsito de pedestres e a acessibilidade nas vias da Capital. Além disso, frisou que a ação está sendo executada em diálogo constante com os ambulantes.
“Por a gente entender também a função social que tem o ambulante a gente vem mantendo sempre esse diálogo, sabe? Inclusive em muitos casos a gente vem abrindo linha de crédito e tudo para que possa fomentar seus pequenos e micro negócios”, acrescentou Cavalcanti.
A Prefeitura de João Pessoa, o Ministério Público da Paraíba e as forças de segurança do estado firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta, em 2023, que previa a adoção de medidas para disciplinar passeios e atividades comerciais, esportivas e artístico-culturais na faixa da orla marítima do Cabo Branco e de Tambaú. Essa parceria deve se estender também para o centro da cidade. No entanto, até o momento, o MP não se manifestou sobre ações na região.
MaisPB
PODCAST DIRETO DE BRASÍLIA - 08/07/2025