João Pessoa, 08 de julho de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
programa hora h

Secretário de Segurança cobra legislação mais rigorosa contra crime organizado

Comentários: 0
publicado em 08/07/2025 ás 18h57
atualizado em 08/07/2025 ás 20h52

O secretário de Segurança Pública da Paraíba, Jean Nunes, declarou nesta terça-feira (8), durante entrevista ao Programa Hora H, da Rede Mais, gerado na Rádio POP FM 89.3, que a guerra entre facções criminosas e a circulação de armas de fogo continuam sendo grandes desafios enfrentados pela segurança pública no Estado e que exigem respostas mais duras do sistema judicial e legislativo.

“É um desafio a guerra de facções, a tentativa de expansão territorial, a quantidade de armas em circulação. Aproveito e faço um questionamento: nem na Paraíba, nem no Nordeste existe fábrica de armas (…) Foram 113 mil prisões realizadas pelas forças de segurança, são mais de 21 mil armas apreendidas, são mais de 20 toneladas de drogas apreendidas. Isso representa produtividade, representa o empenho e força que o Governo do Estado tem feito para garantir a segurança do Estado. Agora, a gente não pode ser responsabilizado por uma legislação extremamente flexível ou por medidas que vêm de fora, flexibilizando e colocando em liberdade criminosos que têm praticado crime de maneira reiterada. Isso aí a gente não pode ser responsabilizado”, reforçou.

Recentemente, quatro pessoas foram assassinadas em uma chacina na Praia do Sol, em João Pessoa. Tudo aconteceu durante uma festa em uma casa alugada. Em entrevista, o secretário garantiu que uma resposta da Polícia Civil será dada em breve.

“Nós temos acompanhado desde o primeiro momento esse fato. As forças de segurança estão empenhadas em garantir uma resposta rápida para esse crime. A Polícia Civil já realizou perícias, tem coletado novas informações, feito diligências. Mas a resposta será dada, tenho certeza e a confiança que a Polícia Civil, assim como já deu respostas importantes para tantos crimes, a Polícia Civil com certeza dará a resposta para esse crime”, revelou Jean.

Na opinião do secretário, os avanços no combate ao crime organizado têm sido consistentes, mas esbarram em um sistema que, muitas vezes, solta criminosos reincidentes.

“Nós apreendemos de 2019 até agora mais de 20 mil armas. Então o que eu tô querendo dizer é o seguinte, a Polícia tem feito um trabalho muito forte de retirar armas de circulação. É um desafio que não é só da Paraíba, é um desafio nacional e há necessidade de reavaliarmos isso junto com todos os autores que compõem a área criminal e os políticos. Precisa ter o endurecimento de medidas que são de flexibilidade, de ações, legislações”, disse o secretário.

MaisPB