João Pessoa, 08 de julho de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta terça-feira (8), mandado de busca e apreensão no gabinete do deputado federal Júnior Mano (PSB-CE), na Câmara dos Deputados, em Brasília. A ação faz parte de uma investigação que apura a atuação de uma organização criminosa responsável por fraudes em licitações e desvio de recursos públicos no estado do Ceará.
Além do gabinete do parlamentar, a operação ocorre em outros endereços ligados a ele no Ceará. Ao todo, 15 mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal e estão sendo cumpridos em Brasília e nas cidades cearenses de Fortaleza, Nova Russas, Canindé e Baixio.
Segundo a PF, o esquema criminoso envolvia o envio de verbas públicas a prefeituras específicas e, em troca, parte dos recursos era desviado para pagamentos ilegais. Parte dos recursos desviados teria sido utilizada para financiar campanhas eleitorais nas eleições municipais de 2024.
Ainda de acordo com a investigação, o grupo suspeito agia influenciando processos licitatórios por meio de empresas ligadas aos envolvidos, garantindo o controle dos contratos e desviando os valores repassados.
A operação conta com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).
MaisPB com g1
BOLETIM DA REDAÇÃO - 03/07/2025