João Pessoa, 04 de julho de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou, em cerimônia onde foram anunciados investimentos em refino e petroquímica da Petrobras em Duque de Caxias (RJ), nesta sexta-feira (4), sobre a atual crise política entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional. Segundo Lula, parte dos parlamentares já estaria focada nas eleições de 2026, o que, segundo ele, tem influenciado o clima de tensão entre os poderes.
O petista afirmou que, se tudo ocorrer como espera, ele poderá se tornar o primeiro presidente da República a ser eleito quatro vezes. Lula já venceu os pleitos de 2002, 2006 e 2022, e sinalizou que pode disputar novamente o cargo em 2026.
“Tem gente que pensa que o governo já acabou, tem gente que já está pensando em eleição. Eles não sabem o que eu estou pensando. Se preparem porque, se tudo tiver como estou pensando, esse País vai ter, pela primeira vez, um presidente eleito quatro vezes pelos braços do povo”, afirmou Lula.
Lula também afirmou que não deseja “nervosismo” na relação com o Congresso Nacional, destacando que restam apenas um ano e meio para o fim de seu mandato. Ao comentar os conflitos com o Legislativo, o presidente minimizou as tensões e disse que as divergências são “boas”, pois estimulam o diálogo e o equilíbrio entre os poderes.
“Sou grato ao Congresso Nacional. Quando tem uma divergência, é bom. A gente senta na mesa, vai conversar e resolve. O governo pensa uma coisa, o Congresso está pensando outra. A gente vai resolver isso em uma mesa de negociação. Eu não quero nervosismo”, disse.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 03/07/2025