João Pessoa, 16 de maio de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O professor, escritor e advogado João Trindade Cavalcanti, mais conhecido como Professor Trindade, toma posse, às 18h desta sexta-feira (16), na Academia Paraibana de Letras (APL). Ele ocupará a cadeira n° 4 – que Adolfo Tácito da Costa Cirne é o patrono – na qual substituirá o educador José Loureiro Lopes.
O novo acadêmico é da cidade de Piancó, onde permaneceu até os cinco anos, e depois foi morar em Patos. Aos 14 anos se mudou para João Pessoa, onde vive hoje.
João Trindade é professor de Literatura Luso-Brasileira e da disciplina universitária de Introdução ao Estudo do Direito (antigo Unipê), e atuando, no campo jurídico, na Banca Trindade Advocacia, é autor, dentre outros títulos literários, de “A língua no bolso”, “Português descontraído”, “Um pouco além do sonho” e “O estranho professor de violão”, obras – todas elas – de avolumada fortuna crítica.
De temperamento dinâmico, às vezes, autenticamente arroubado, mas sem qualquer laivo de cabotinismo, o professor João Trindade Cavalcanti será saudado, no ato posse, pelo acadêmico e elenista (especialista em Grécia Antiga) Milton Marques Júnior, que também é professor, escritor e crítico literário.
Fato curioso
É, no mínimo, curioso, o fato de que, com a investidura do novo Acadêmico, o Vale do Piancó passa a contar com quatro notáveis intelectuais na APL, a saber, José Loureiro Lopes (Catingueira), Padre Manuel Otaviano (Ibiara), Ascendino Leite (Conceição) e João Trindade Cavalcanti (Piancó). De quebra, ainda conta com o atual presidente da instituição, Severino Ramalho Leite, com fortes laços de parentesco com a família Pinto Ramalho, do Distrito Manguenza, entre Santana dos Garrotes e Nova Olinda, naquela Região.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 16/05/2025