João Pessoa, 17 de abril de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Kubitschek Pinheiro
Duas mil e 400 famílias, cadastradas no Programa Bolsa Família, moradores de Salgado de São Félix receberam nesta quinta-feira (17) o peixe, alimento da semana santa. A entrega foi feita pelo prefeito Dr, Joni Oliveira, o vice-prefeito, Junior de Kleber e a Secretária de Ação Social, Aline Barbosa. Cada família recebeu dois quilos de peixe.
Durante está Semana Santa, a ação de Salgado de São Félix já virou tradição. Uma das tradições mais antigas essa da entrega de peixes, que simboliza o alimento e a conexão com as famílias.
Essa iniciativa, segundo prefeito Dr. Joni ajuda a fortalecer os laços entre os moradores, promovendo a solidariedade e o espírito de união. “É a pascoa e estamos juntos o ano inteiro com essa gente acolhedora, e é só alegria esse momento da entrega dos peixes garantindo que todos tenham a oportunidade de participar e aproveitar essa tradição tão importante. É uma ocasião que reforça valores de fé, esperança e fraternidade, tornando a semana ainda mais significativa para toda a comunidade”.
O vice-prefeito Junior de Kleber, também destacou a ação: “É sempre uma alegria estar junto do povo e que Deus proteja a todos nós, nessa semana santa”.
Para a secretária de Ação Social, Aline Barbosa, o trabalho continua nesse ritmo. “Sim, estamos trabalhando para cada vez mais melhorar, atender, chegar perto e confraternizar com todos”.
Sementes
Como acontece todos os anos, numa parceria da prefeitura de Salgado de São Félix e o governo do estado, foi dado início na última terça-feira (15) a distribuição se sementes a população de agricultores da região que vai até vai até o final deste mês.
As sementes são oriundas do Programa Estadual de Sementes Certificadas, uma ação do Governo da Paraíba executada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP), por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER).
A entrega das ementes de milho, feijão vigna (macaçá) e sorgo está acontecendo na sede da EMPAER no centro da cidade de Salgado de São Félix, cuja sede fica localizada por trás do prédio da prefeitura no horário das 08h00 às 12h00.
Segundo o secretário municipal Vânio Bento, estima-se que mais de 300 agricultores e familiares sejam beneficiados com 1,5 tonelada de milho, 1,5 tonelada de feijão vigna (macaçá) e 200 quilos de sorgo. “Esse trabalho é gratificante e estamos esperando todos para receber suas sementes”, disse Vânia Bento.
Par se ter uma ideia, o município de Salgado é dividido em quatro grandes regiões – Beira Rio, Setor Brejo, Grande Alagamar e Assentamento da Fazenda Campo. Será distribuído por cada agricultor 5 quilos de milho e feijão. O programa atenderá prioritariamente os agricultores e agricultoras inscritos no Garantia Safra, mas a distribuição não se restringe exclusivamente a esse público, lembra o secretário.
O prefeito Dr. Joni Oliveira destacou a importância dessa distribuição. “Todo ano a gente faz. Tudo que a gente puder fazer pelo povo e agricultores de Salgado faremos – é nossa missão”, explicou Dr. Joni.
Essa ação em Salgado, lembra o secretário Vânio Bento, conta com a parceria entre a EMPAER a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. “Além de garantir a qualidade da safra, o programa tem como objetivo fortalecer a produção e a renda das famílias agricultoras, promovendo a segurança alimentar e nutricional. As sementes distribuídas possuem alto potencial, que foram obtidas por meio de técnicas de melhoramento genético, apresentando maior resistência a pragas, doenças e plantas daninhas”
ELEIÇÕES 2026 - 28/04/2025