João Pessoa, 27 de março de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
nascimento

Mulher dá à luz a trigêmeos em parto natural em hospital de João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 27/03/2024 às 15h49
atualizado em 27/03/2024 às 13h05

A sala de cirurgia do Hospital Geral da Hapvida NotreDame Intermédica de João Pessoa precisou ser equipada com tudo em dose tripla:  nesta terça-feira (26), nasceram os trigêmeos Hannah, Acsah e Asaph, com 33 semanas e 6 dias. Pediatras, obstetras , anestesistas e enfermeiros se uniram na maior sala da unidade para receber o trio, que chamou a atenção pela raridade do fato.

Os três filhos de Albérico Dias e Raabe Marques foram fruto de uma concepção natural, sem qualquer intervenção ou tratamento específico. O acontecimento é considerado muito incomum na medicina e, mesmo em casos de reprodução assistida, não acontece de maneira frequente. De forma natural, como aconteceu, a chance é que, uma a cada oito mil mulheres tenha uma gestação trigemelar.

A gestação múltipla, que é quando dois ou mais fetos se desenvolvem no útero durante a mesma gravidez, costuma ser considerada de risco e requer cuidados especiais. Nesse caso, a família foi acompanhada de perto durante todo o período de pré-natal, sendo a data escolhida para o parto após avaliação do médico responsável.

Os três nasceram fortes e saudáveis: Acsah, a primeira a nascer, foi a menor entre os irmãos, pesando 1,8kg. Já Hannah, irmã do meio, nasceu pesando pouco mais de 2kg e Asaph, o único menino e último a vir ao mundo, foi o mais pesado, registrando 2,2 kg.

Preparação – Foram necessários três pediatras, dois obstetras, além do anestesista, instrumentador e equipe de enfermagem que se mantiveram a postos para a operação. Sendo uma cirurgia marcada e com acompanhamento na Hapclínica, a equipe se organizou e deixou tudo pronto com antecedência: da sala decorada com desenhos representando as crianças à música escolhida pela mãe, tudo ficou preparado para o grande evento do dia.

Apesar do parto prematuro, que é considerado comum para gestação gemelar, tudo correu bem e dentro do esperado. Os bebês estão estáveis e passarão as primeiras 24 horas na UTI para monitoramento pela prematuridade. Em breve, mãe e filhos estarão em casa.

“Como equipe, temos um cuidado maior por se tratar de um nascimento de três crianças e de forma prematura, mas tudo aconteceu de forma tranquila e sem intercorrências. Foi lindo participar e acompanhar. A família estava completamente feliz e na expectativa por esse momento”, conta a pediatra e diretora médica Georgia Campos, que foi uma das profissionais presentes na cirurgia.

O obstetra que acompanhou a gestação e o parto ressalta a emoção e o cuidado em todo o processo. “Tivemos toda a atenção, semana após semana, mês após mês, para garantir que tudo ocorresse da melhor forma. O resultado foi um desfecho maravilhoso e com três bebês estáveis”, aponta Geraldo Dinoá.

A unidade hospitalar promoveu um parto humanizado, respeitando as vontades da mãe e garantindo seu conforto em todas as etapas. A conduta faz parte de uma política integrada da Hapvida Notre Dame Intermédica em todos os seus 87 hospitais, 77 prontos atendimentos, 331 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas