João Pessoa, 23 de março de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
RENOVÁVEL

Grupo espanhol quer investir em área de energia na PB

Comentários: 0
publicado em 23/03/2012 às 17h04

O governador Ricardo Coutinho recebeu, nesta sexta-feira (23), no Palácio da Redenção, um grupo de empresários espanhóis interessado em investir na Paraíba, na área de energia renovável. Durante a reunião, os empresários discutiram sobre a montagem de uma fábrica de painéis de energia solar e de leds, além de tocar um projeto piloto proposto por Ricardo, que prevê a utilização de placas solares como fonte de energia para o consumo e a irrigação de pequenas comunidades rurais.

Ricardo disse aos investidores que a Paraíba está de braços abertos para receber investimentos na área de energia renovável, como também está preparada do ponto de vista logístico, de infraestrutura viária e portuária e com os incentivos necessários para estimular a instalação de empreendimentos que impulsionem o desenvolvimento do Estado. Ele destacou o rico potencial do Brasil e, especificamente, da Paraíba para as energias solar e eólica, devido à abundância de sol e vento.

O governador solicitou às secretarias estaduais de Agropecuária e Pesca e de Turismo e Desenvolvimento Econômico, como também à Companhia de Industrialização do Estado da Paraíba (Cinep), uma reunião na próxima semana com os empresários, para definir detalhes a respeito do projeto piloto de energia solar em pequenas propriedades rurais. Uma experiência parecida vem sendo implementada com sucesso na Espanha.

Participaram da reunião os diretores José Miguel López e Antônio Alberto Salvador, da empresa Immodo; Hedio Fabiano Nagashima e Marcelo Ninoliya, da A. Participações; José Faustino Cândido, da Borborema Energética S.A; o secretário geral José Santiago Vázquez, da Import Sun PV; e o secretário paraibano de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano.

Pontos fortes – Hedio Fabiano destacou que o potencial natural da Paraíba para a energia solar vem chamando a atenção do grupo espanhol, interessado em montar uma fábrica de painéis solares no Estado. "A partir desta reunião, compartilhamos com o governador a estratégia do grupo em desenvolver projetos na área de energia renovável, tendo como base a experiência já desenvolvida com êxito na Europa, que tem característica sustentável e segue as exigências ambientais”, disse.

O secretário Renato Feliciano informou que a interlocução entre o Governo e os investidores será intensificada para que o grupo, que possui vasto conhecimento na área de eficiência energética venha a se instalar na Paraíba. "O objetivo é gerar emprego e renda, principalmente no Sertão, região que necessita de investimentos privados”, completou.


Secom PB

Leia Também