João Pessoa, 27 de março de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
HISTÓRIA VIVA

Vereador Bira vai homenagear o PCdoB com sessão especial

Comentários: 0
publicado em 27/03/2012 às 12h46

O partido mais antigo do Brasil, PCdoB, será homenageado pela Câmara Municipal de João Pessoa no seu aniversário de 90 anos na próxima quarta-feira (28) às 15. A proposta é do vereador Bira, que na época de movimento chegou a participar da União da Juventude Socialista (UJS) ligada ao partido comunista.

Bira destaca a necessidade da homenagem e afirma que o PCdoB tem uma importância significativa na história política brasileira. “Na luta pela democracia o PCdoB foi um dos partidos mais importantes do Brasil. Muitos deram as suas vidas para que hoje tenhamos o direito à democracia. Lideranças como Luís Carlos Prestes e João Amazonas foram exemplos de militância para a esquerda brasileira”, disse o vereador.

Histórico – O Partido Comunista do Brasil (PC-SBIC), fundado em 25 de março de 1922, congregou sob a mesma legenda os comunistas até a cisão internacional deste movimento, ocorrida a partir do XX Congresso do Partido Comunista da URSS, em 1956, e no Brasil no V Congresso em 1960. Quando o PC do Brasil se encontrou dividido em duas tendências. No XX Congresso, Nikita Kruschev apresenta seu "relatório secreto" com supostas denúncias contra Stálin e a defesa dos "três pacíficos", sendo considerado revisionista pelos seus oposicionistas, ensejando a divisão dos comunistas em diversos países.

No Brasil, a cisão atingiu a direção que reconstruíra o Partido dos golpes sofridos pelo Estado Novo de Vargas, surgida na Conferência da Mantiqueira, em 1943, contando com João Amazonas, Maurício Grabois, Pedro Pomar, Diógenes Arruda Câmara, entre outros, sob a liderança de Luís Carlos Prestes.

O Partido Comunista do Brasil foi fundado no Rio de Janeiro em 25 de março de 1922. É o partido mais antigo em funcionamento no Brasil. Atua em todas as grandes lutas do povo brasileiro. Participou da Constituinte de 1945, da Campanha O Petróleo é Nosso. Foi reestruturado em 1962, quando passou a adotar a sigla PCdoB. Em vários momentos da história, foi colocado na clandestinidade. O PCdoB lutou contra o regime militar e dirigiu a Guerrilha do Araguaia. Foi legalizado após o fim da ditadura, em 1985. Hoje tem cerca de 200 mil filiados e elegeu deputados federais, deputados estaduais, vereadores, prefeitos e vice-prefeitos.

O PCdoB é um partido marxista-leninista e tem como objetivos a conquista da soberania nacional, a emancipação dos trabalhadores e a construção do socialismo e da sociedade comunista. Defende o Brasil, o regime representativo e democrático, a independência nacional, o pluralismo partidário e os direitos da pessoa humana.

Assessoria

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas