João Pessoa, 16 de agosto de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
tecnologia

Mobile game: os gêneros que estão conquistando os jogadores

Comentários: 0
publicado em 16/08/2023 às 10h04
atualizado em 17/08/2023 às 07h06

O mundo dos jogos eletrônicos foi revolucionado com a chegada dos smartphones. O setor viveu por décadas a polarização entre os consoles e computadores, no entanto, os celulares mudaram a lógica de produção e também o perfil dos gamers.

Antes da democratização do mundo gamer, os jogadores estavam divididos entre dois polos e defendiam com unhas e dentes a sua plataforma preferida, exaltando as qualidades e minimizando os pontos fracos.

A utilização em massa dos smartphones alterou toda a lógica da indústria. Os dispositivos móveis são a ferramenta digital mais popularizada no mundo, todos levam no bolso um aparelho que serve para conectar-se à internet, acessar as redes sociais, fazer pesquisa e, especialmente, jogar.

Um dos estudos mais respeitados sobre o mercado dos videogames, a Pesquisa Game Brasil, vem mostrando, ano após ano, que os celulares estão na dianteira quando o assunto é plataforma de jogos. A pesquisa de 2023 revelou que para 51,7% dos brasileiros ele é o melhor dispositivo para jogar, na sequência aparecem os consoles (20,5%) e, por fim, os computadores (19,4%).

A seguir, conheceremos quais são os gêneros mais procurados pelos gamers na hora de passar algumas horas de diversão no smartphone. Confira:

Jogos para a mente

A categoria puzzles, que também abriga os jogos da mente, é responsável por uma parcela importante do mercado de mobile. Títulos como Candy Crush e Two Dots ajudam a pavimentar o caminho dos games para celular ao apresentar um jogo bem desenvolvido, fácil de aprender e simples de jogar.

Dentro desse nicho, dois clássicos têm feito sucesso no mundo online. O poker e o xadrez ganharam nova vida com as novas ferramentas digitais e, depois da web, estão também conquistando os smartphones.

O poker online cresceu apoiado em plataformas especializadas, uma das mais reconhecidas é o PokerStars, que conta com partidas simples, torneios completos, uma grande variedade de modos de jogo, além de muito conteúdo educativo sobre a modalidade. 

A empresa também levou a modalidade aos celulares com um aplicativo que oferece todos os recursos da versão web. Dessa forma, os usuários podem escolher o dispositivo que mais utilizam, seja PC ou smartphone, e desfrutar do jogo sem perder qualidade.

E no mundo do xadrez, uma das mais reconhecidas é o Chess24, que conta com recursos de aprendizagem, torneios e outras informações.

Correndo sem parar

Uma categoria que ajudou a construção dos mobile games é a de corrida infinita. Nesse modo de jogo, o objetivo é alcançar a maior distância enquanto desvia dos obstáculos que vão surgindo, capturando moedas e potencializadores. No começo, a partida parece fácil, porém, conforme o jogador vai avançando, a velocidade e a dificuldade aumentam.

Esse gênero conquistou uma legião de fãs ao oferecer partidas entretidas, controles simples e muita emoção. O grande desafio é superar a si mesmo, afinal, existem os recordes globais, porém, é preciso ser melhor a cada rodada.

Na lista de títulos que dominam o cenário está o Subway Surfers, desenvolvido pela SYBO Games, o aplicativo já conta com mais de 3 bilhões de downloads no mundo todo. Além dele, Temple Run é outro clássico do nicho, nesse game o cenário e os perigos são inspirados nas ruínas de um antigo templo, o que recorda muito a franquia de filmes de Indiana Jones.

A luta pela sobrevivência

Os jogos de battle royale são uma novidade que caiu rapidamente no gosto dos gamers. O gênero é novo e ganhou projeção nos últimos anos ao apresentar um desafio que mistura sobrevivência, coleta e criação de itens e combate. Os usuários entram em cada partida com o claro objetivo de sobreviver, cada um com a sua estratégia.

O grande desafio é desenhar um plano tático e se adaptar às condições da partida, uma vez que o mapa vai diminuindo de tempos em tempos, forçando encontros entre os jogadores. Aliás, existem players que optam por coletar itens e se preparar para um duelo final, outros saem à caça e vão eliminando os adversários para vencer. E para ser o campeão é “fácil”, basta ser o último jogador no mapa.

A maioria dos títulos que fazem sucesso nessa categoria são originários dos computadores e consoles. Porém, quem domina o cenário é o Garena Free Fire, um jogo desenvolvido exclusivamente para smartphones, que tem no Brasil um dos seus principais mercados, com 16 milhões ativos todo mês. Já o PUBG Mobile, versão mobile do clássico PlayerUnknown’s Battlegrounds, traz aos celulares o título que deu início ao gênero de battle royale.

Em suma, a diversidade de gêneros disponíveis nos jogos para smartphones permite que um número maior de jogadores encontre um título para chamar de “seu”. De forma geral, é possível dizer que o mobile ajudou a democratizar o mundo gamer, afinal, abriu as portas para uma nova leva de pessoas que utilizam o dispositivo móvel para jogar.

Leia Também