João Pessoa, 23 de abril de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Depois de revisitar os mercados do Bairro dos Estados, Rangel e Oitizeiro, a pré-candidata do PSB, Estelizabel Bezerra, que foi responsável pelos projetos e licitações dos mercados da Torre e Cruz das Armas, cujas obras estão em andamento, como pelas obras segmento do Mercado Central.
Estelizabel firma compromisso com feirantes e com a população anunciando que os mercados do Bairro dos Estados, do Rangel e de Oitizeiro serão integralmente revitalizados e reordenados. Segundo ela, o cadastro e desenvolvimento dos projetos que estão em desenvolvimento pela Secretaria de Planejamento (Seplan), já haviam começado em sua gestão.
“As reformas são viáveis e urgentes, sei da realidade da rede de abastecimento alimentar e da urgência em avançarmos, ainda mais nesses equipamentos que possuem uma importância para a política de segurança alimentar, geração de emprego e renda e fortalecimento da economia”, destacou Estela.
A pré-candidata que concluiu dizendo que “as obras efetuadas nos mercados precisam envolver ações de qualificação, organização e educação ambiental para os feirantes e usuários”, afirmou.
Padronização das feiras livres do Grotão e de Jaguaribe – Estelizabel anunciou também para seu Programa de Governo a criação das feiras livres padronizadas, a exemplo do modelo implantado em São Paulo. Segundo ela, “as feiras livres precisam ter um padrão de higiene que respeite as determinações da vigilância sanitária e que de melhor condição de trabalho para os feirantes”, frisou.
A ideia da pré-candidata socialista é não remover a feira do grotão do local, pois após dialogo com os feirantes e comerciantes percebeu que uma atividade econômica potencializava a outra. Quanto à feira de Jaguaribe, que funciona às quartas-feiras, a padronização traria conforto e higiene para a atividade; além de atendimento a Saúde nos dias de Feira, observando o numero de idoso e a carência dos feirantes.
Saúde nas Feiras – A pré-candidata anunciou que manterá uma equipe de profissionais de saúde nos dias de feira nos mercados da Capital, garantindo verificação de pressão e assistência emergencial com encaminhamentos para a rede de saúde quando se fizer necessário.
Estelizabel falou ainda dos mercados comunitários do Alto do Mateus, do Jardim Veneza e Cidade Verde, que deixou em fase de licitação e, que se não forem concluídos pela atual gestão, serão dados continuidade. “Como foi feito com o Mercado do Castelo Branco, que possui o projeto de reforma e já tem as obras previstas”, finalizou.
MaisPB
com Assessoria
NA ONU - 23/09/2025