João Pessoa, 17 de dezembro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
cerca de 500 feridos

Após tentativa de golpe no país, manifestações no Peru deixam 20 mortos

Comentários: 0
publicado em 17/12/2022 às 14h51

As manifestações no Peru, que ocorreram ao longo dessa última semana, deixaram 20 pessoas mortas, 63 hospitalizadas e cerca de 500 feridos, de acordo com dados do Ministério da Saúde peruana. A maioria dessas mortes e ferimentos aconteceram após confronto com militares.

Na semana anterior, o país viveu uma tentativa de golpe de estado, através de decretos do presidente Pedro Castillo, os quais dissolvia o Parlamento do país, obrigava a criação de uma nova constituição e instaurava um toque de recolher nas cidades.

No entanto, a tentativa foi em vão, porque o Congresso se reestabeleceu e destituiu Castillo do poder, que foi preso logo em seguida. Apesar disso, ele continuou na intenção de recuperar o poder e foi contra a atuação de sua vice-presidente, Dina Boluarte, empossada nova Chefe do Executivo.

Desde a saída de Castillo, protestos violentos se espalharam por todo o país. Na última sexta-feira (16), o Parlamento peruano rejeitou uma proposta para antecipar as eleições de 2026 para 2023. Os manifestantes pedem a libertação de Castillo, a renúncia de sua sucessora, Dina Boluarte, e eleições gerais imediatas.

MaisPB com O Antagonista

Leia Também