João Pessoa, 28 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
INIMIGOS DECLARADOS

Maranhão abre o coração e revela o motivo que o impede de ir visitar Ronaldo

Comentários: 0
publicado em 28/05/2012 às 20h45

O ex-governador José Maranhão (PMDB) disse nesta segunda-feira (28) que a “reação” ( conseqüência) do ex-governador Ronaldo Cunha Lima (PSDB) a sua visita é o que lhe impede de visitar o poeta.

Maranhão externou a intenção de visitar Ronaldo que enfrenta sérios problemas de saúde desde o final do ano passado, guando teve agravado os problemas respiratórios diagnosticados em junho de 2011.

“Faltou oportunidade de fazer, não por minha parte”, disse Maranhão sobre ainda não ter encontrado com Ronaldo.

De acordo com Maranhão, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), filho de Ronaldo, teria dito que o encontro dos ex-governadores poderia ter como conseqüência um agravamento no quadro de saúde de seu pai.

“No estado de saúde em que se encontra Ronaldo, um encontro desta natureza poderia gerar reações desagradáveis ou prejudiciais a saúde do poeta”, disse Maranhão, creditando a declaração a Cássio.

Aliados até 1998, os ex-governadores se tornaram inimigos políticos após a convenção do PMDB que escolheu Maranhão como candidato a governador provocando a saída de Ronaldo para o PSDB, sendo um dos mais relevantes fatos históricos da recente política paraibana. O racha pauta a política eleitoral do Estado até hoje, onde aliados de Maranhão são os adversários dos Cunha Lima.

 Entenda o racha que fez Maranhão permanecer no PMDB e Ronaldo migrar para o PSDB

(*Texto adaptado do Diário da Borborema)

O ambiente era de festa no clube em Campina Grande, mas ficou marcado pelo racha político que dividiu a Paraíba desde 1998

Era 21 de março de 1998, noite de festa, de comemoração do aniversário do então senador peemedebista Ronaldo Cunha Lima. Presentes no Clube Campestre, em Campina Grande, cerca de dois mil convidados, dentre eles os principais nomes do PMDB, à época detentor da absoluta hegemonia no estado. Ninguém ali imaginava, mas aquele dia estava predestinado a mudar os rumos da política paraibana. Ronaldo tomou o microfone, proferiu um duríssimo discurso contra o governador José Maranhão, seu correligionário, que exercia o primeiro mandato. Veio o rompimento das relações, o racha no PMDB, a ruptura que, até hoje, marca o cenário político paraibano.

Desde então, o processo eleitoral do estado, destacadamente a corrida pelo Palácio da Redenção, passou a figurar como reedição da disputa extravasada naquele terceiro sábado de março. Antes, era o PMDB todo poderoso, dominando absoluto o palco das eleições. Dali em diante, seria o "maranhismo" contra o "ronaldismo" – este continuado pelo "cassismo.

Em 1998, no primeiro embate, Maranhão levou a melhor. Logo após o racha, as duas correntes foram à convenção do PMDB, para disputar a indicação do partido para a candidatura ao governo do estado. Ronaldo perdeu, acusações de irregularidades no processo foram propagadas, sem efeito, e o senador migrou para o PSDB, levando seu grupo de seguidores. O governador, tendo vencido a eleição antecipada que foi a convenção, com caminho livre não teve adversário à altura durante a campanha, conquistando a reeleição. Maranhismo 1 a 0.

Quatro anos depois, sem um nome forte para enfrentar Cássio Cunha Lima, então prefeito de Campina Grande e favorito nas pesquisas daquele momento, Maranhão indica como candidato o vice-governador, Roberto Paulino, que assumira o governo com o afastamento do titular para a disputa do Senado. Apesar do favoritismo inicial do tucano, Paulino cresceu e a disputa foi ao segundo turno, mas a reação parou ali, e Cássio acabou eleito. Disputa empatada, 1 a 1.

Em 2006, ocorre o esperado confronto nas urnas entre Cássio e Maranhão. Na batalha pelos dois maiores colégios eleitorais do estado, o senador Maranhão tinha, ao seu lado, a força do maior, João Pessoa, mas, o governador Cássio contou com uma maioria tão ampla em Campina Grande que não apenas superou o prejuízo sofrido na capital, como abriu margem sobre o oponente quando somadas as urnas das duas cidades. No cômputo geral, com uma maioria superior a 52 mil votos, Cássio acabou reeleito. Cassismo 2 a 1.

Dois anos depois, o Tribunal Superior Eleitoral cassava o mandato de Cássio, e conduzia Maranhão ao governo. Novo empate na disputa iniciada no Campestre: 2 a 2.

Nas últimas eleições Cássio apoiou Ricardo Coutinho que derrotou Maranhão.
 

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas