João Pessoa, 30 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O presidente do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, divulgou um vídeo na tarde desta terça-feira em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele convoca a militância do partido a ficar atenta “às manobras que transcorrem no momento”, referindo-se diretamente às declarações do ministro do STF, Gilmar Mendes, que indicam que Lula teria chantageado o ministro. Como afirma reportagem da revista “Veja”, Lula teria sugerido que o julgamento do mensalão não poderia ocorrer no primeiro semestre, e que ele tinha informações sobre a ligação de Mendes com Demóstenes Torres. O ex-presidente teria indicado ainda que possui o controle da CPI do Cachoeira e que sabia de uma viagem do ministro com Demóstenes a Berlim.
Vamos desbaratar mais esta manobra daqueles que querem desmoralizar o PT, o presidente Lula, com nítidos objetivos eleitoreiros – diz Falcão.
O presidente sugere ainda que não é mera coincidência que esses fatos venham à tona no mesmo momento em que a CPI se prepara para convocar o governador de Goiás, Marconi Perillo, do PSDB.
– A militância do PT precisa estar atenta às manobras que transcorrem neste momento, tentando comprometer o presidente Lula com o encontro com o Ministro do STF Gilmar Mendes, numa conversa já desmentida pelo Nelson Jobim, ex-ministro do STF, de que o Lula estaria tentando interferir nas decisões do STF. É preciso dizer que os Ministros não são suscetíveis a pressões e que seus julgamentos são sempre pautados pelos autos.
O Globo
maistv - 12/08/2025