João Pessoa, 07 de setembro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em Brasília

7 de Setembro: antes de desfile oficial, Bolsonaro diz que “bem venceu o mal”

Comentários: 0
publicado em 07/09/2022 ás 08h45
atualizado em 07/09/2022 ás 14h08
Foto: Wilton Júnior/Estadão Conteúdo

Após dois anos, o tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro volta a ser realizado em cidades de todo o país marcando o bicentenário da independência.  Em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro (PL) participou do desfile militar na Esplanada dos Ministérios e disse a apoiadores que “o bem venceu o mal”.

Durante café da manhã no Palácio do Alvorada, o presidente discursou para ministros, parlamentares, empresários e parentes e disse que a “história pode se repetir”, ao citar diversos momentos tensos da história do Brasil. “Queria dizer que o Brasil já passou por momentos difíceis, mas por momentos bons, 22 [revolta tenentista], 35 [intentona comunista, 64 [golpe militar], 16 [impeachment de Dilma Rousseff (PT)], 18 [eleição presidencial] e agora, 22. A história pode repetir, o bem sempre venceu o mal. Estamos aqui porque acreditamos em nosso povo e nosso povo acredita em Deus”.

Bolsonaro foi o único chefe de Poder brasileiro a ir ao evento. Isso porque os presidentes do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiram não acompanhar o evento. A aliados, Pacheco disse durante a semana que não participaria do desfile se o ato tivesse teor eleitoral, com discurso de Bolsonaro. Já Lira, aliado do Palácio do Planalto e líder do Centrão, ficou em Alagoas, onde se concentra em sua campanha à reeleição.

Entre os empresários presentes no café da manhã estava o dono da Havan, Luciano Hang, convidado pelo próprio presidente e investigado pelo STF. Os ministros General Augusto Heleno, do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência), Paulo Guedes (Economia) e Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) também participam da cerimônia.

O vice-presidente, Hamilton Mourão, e o candidato a vice na chapa de Bolsonaro, Walter Braga Netto, também compareceram ao local e chegaram por volta de 8h30. Braga Netto foi até a grade cumprimentar apoiadores.

Desfiles na Paraíba

Em João Pessoa e em Campina Grande, o desfile também foi realizado na manhã desta quarta. Além dos militares e de instituições oficiais, as escolas também se apresentam na Avenida Duarte da Silveira, na capital paraibana. O evento ocorre após a pausa de 2020 e 2021 por conta da pandemia de Covid-19.

Em Campina Grande, a programação conta com a participação de 58 instituições, incluindo militares, escolas, bandas, fanfarras e outras instituições civis. Ao todo, serão aproximadamente 6 mil pessoas na Avenida Floriano Peixoto, sentido Viaduto ao Teatro Municipal Severino Cabral (onde ocorrerá a dispersão).

Evento nacional

Em Brasília, o desfile na Esplanada dos Ministérios teve início às 9h. A programação incluiu apresentações das Forças Armadas, das polícias Militar e Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros, além da participação dos estudantes dos colégios militares e das escolas públicas do Distrito Federal.

Também participaram do desfile integrantes do Grupamento de Veteranos da 2ª Guerra Mundial, os chamados pracinhas, ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Além deles, o público poderá ver tropas de fuzileiros navais, cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, representantes de Tropas Especiais da Força Terrestre e cadetes da Academia da Força Aérea (AFA).

No Rio de Janeiro, a partir das 13h, será realizada cerimônia comemorativa dos 200 anos de Independência do Brasil, na Avenida Atlântica, altura da Avenida Rainha Elizabeth, em Copacabana, zona sul da cidade. A solenidade contará com show aéreo da Esquadrilha Ceu e apresentação de bandas de música dos Fuzileiros Navais, do 1º Batalhão de Guardas, da Força Aérea Brasileira e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

A equipe de salto livre da Brigada de Infantaria Paraquedista Os Cometas, reforçada por integrantes da Equipe Falcão, da Força Aérea Brasileira, realizará demonstração de salto com aterragem na Praia de Copacabana, seguida de apresentação da Esquadrilha da Fumaça nos céus do bairro. Às 16h, horário aproximado da proclamação da Independência, a frota da Esquadra Brasileira e a Artilharia estacionada no Forte de Copacabana executarão salvas de 21 tiros em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil.

MaisPB