João Pessoa, 29 de agosto de 2022 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

Ao menos três praias do Litoral Sul da Paraíba estão sendo monitoradas após vestígios de óleo serem encontrados na região. A situação é a mesma da encontrada em nove praias de Pernambuco, que também monitora a situação local.
O monitoramento foi iniciado no sábado (27), mas não aparenta a mesma gravidade como a encontrada em 2019. O município está fazendo a limpeza e recolhendo o material para a devida destinação. As amostras serão levadas para análises na tentativa de identificar a origem do óleo.
Em Pernambuco, os vestígios de óleo foram encontrados neste domingo (28). Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas), fragmentos chegaram também ao litoral da Paraíba. Os primeiros vestígios surgiram na quinta-feira (25). Nesta segunda-feira (29), as vistorias contarão com o apoio aéreo do Ibama, que realizará sobrevoo de análise da costa e do alto mar, segundo a Semas.
Na sexta-feira (26), a secretaria informou que tinha confirmado o aparecimento de óleo nas orlas de quatro cidades e investigava o caso de um quinto município. Ambientalistas apontam que o material que apareceu em 2022 seria diferente do óleo recolhido em 2019.
No boletim deste domingo (28), a Semas informou que foram coletados vestígios de óleo nos seguintes municípios: Sirinhaém, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Recife, Olinda, Paulista, Igarassu, Itamaracá e Goiana.
Por causa do aparecimento do óleo, a Semas passou a monitorar o litoral pernambucano, em parceria com a Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH), Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais renováveis (Ibama) e Marinha do Brasil.
Por meio de nota, a Semas disse que as praias do Litoral Norte foram os lugares com maior volume de coleta de vestígios. De acordo com a secretaria, o material estava na faixa de areia “em pequenos fragmentos e em formato de bolotas”.
MaisPB com G1 Pernambuco
RETA FINAL DO CAMPEONATO; CONTRATAÇÕES E QUEM É O CRAQUE DA COMPETIÇÃO? - 20/02/2026