João Pessoa, 16 de agosto de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
após caso Dom e Bruno

Comissão do Senado aprova relatório que pede afastamento de presidente da Funai

Comentários: 0
publicado em 16/08/2022 às 15h57
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A comissão externa do Senado Federal, que acompanhou todo o caso dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, aprovou hoje (16) um relatório que pede o afastamento do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier da Silva.

Este relatório é mais um reforço à solicitação feita no início de julho, alegando um “cabal desrespeito aos direitos dos povos indígenas” por parte da Funai. O parecer foi aprovado pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que relatou diversas críticas à gestão atual da fundação durante o trabalho dos parlamentares sobre o caso.

Entre as principais reclamações, está a ideia de que a Funai passou a ser uma “organização anti-indígena” e estaria “patrocinando interesses de invasores em vez de defender os povos originários”. Além disso, o relator ressaltou que o caso Dom e Bruno chamou ainda mais atenção para a violência contra os povos indígenas e contra agentes públicos e particulares.

Agora, o relatório aprovado segue para a presidência do Senado Federal, para Comissão de Direitos Humanos, para o Ministério Público e também para Tribunal de Contas da União (TCU).

MaisPB com O Antagonista

Leia Também