João Pessoa, 15 de junho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
RESULTADO DA REUNIÃO

RÔMULO: Medidas ‘antipáticas’ de RC afastaram a Paraíba da crise mundial

Comentários: 0
publicado em 15/06/2012 ás 14h20

O governador em exercício da Paraíba, Rômulo Gouvêia (PSD) trouxe detalhes do que foi dito pela presidente Dilma Rousseff (PT), durante reunião com os governadores, na manhã desta sexta-feira (15), em Brasília. Segundo Gouveia, a presidente relatou a profundidade da crise econômica que passa o mundo, e deu instruções de como o país pretende superar os problemas.

Dentre as cobranças feitas pela condutora do país, a maior delas, afirma Rômulo, a Paraíba já vem cumprindo, por intermédia das ações enérgicas do governador. Conforme explicou, um dos pedidos feitos pela presidente foi o controle dos gastos públicos.

“O Governo já tem tido essa visão desde o primeiro instante, contrariando interesses com medidas ‘antipáticas’, mas que agora se mostraram mais que necessárias”, destacou o governador em exercício, reforçando pedido da chefe do Executivo nacional: “O que mais a presidente cobrou foi a responsabilidade fiscal; o equilíbrio; o ajuste financeiro”.

“Graças a Deus em dezembro, com a visita do Tesouro Nacional, a Paraíba cumpriu todas as etapas desse processo, o que não cumpriu em 2010, o que comprometia as negociações para contrair créditos”, destacou.

Ainda conforme Rômulo Gouveia, a presidente anunciou investimentos nos Estados para garantir o equilíbrio financeiro durante essa fase de crise mundial. Um dos planos é a disponibilização de R$ 20 bilhões em empréstimos junto ao BNDES, a ser pagos pelos Estados em até 20 anos, com carência de 1 ano para pagar (o quer, segundo afirma, foi contestado pelos governadores, que queriam um período mais largo).

Explicando que a presidente assegurou que será a União a garantidora dos empréstimos, Rômulo relatou pedido de Dilma junto ao BNDES, que seja célere com relação à disponibilidade do dinheiro. Ainda segundo ele, o objetivo proposto pelo Governo Federal é que a verba seja investida em estradas, pontes e fortalecimento dos planos habitacionais.

“O anúncio é um passo importante, já que nosso governo vai investindo muito nessas linhas”, destacou.

MaisPB
 

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x