João Pessoa, 27 de maio de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Orçamento Participativo

Patos encerra evento estadual com ineditismo na escuta pública da juventude

Comentários: 0
publicado em 27/05/2025 ás 17h06

A cidade de Patos foi palco, nesta segunda (26) e terça-feira (27), de um dos maiores encontros da juventude paraibana, reunindo estudantes, gestores e lideranças de diversas regiões do estado em dois dias de diálogo, formação e participação ativa. O evento aconteceu no Patos Shopping e integrou a Caravana Nacional da Juventude e o 2º Seminário de Coordenadores e Gestores Municipais de Juventude, com o apoio das secretarias nacional, estadual e municipal de juventude.

O destaque do segundo e último dia foi a realização da escuta pública do Orçamento Participativo da Juventude (OPJ), uma iniciativa inédita na Paraíba que coloca Patos como cidade pioneira na implementação dessa ferramenta de gestão democrática voltada especificamente para os jovens.

Durante o momento, centenas de estudantes puderam apresentar propostas, levantar demandas e contribuir diretamente com a construção de políticas públicas que impactam seu cotidiano, especialmente nas áreas de educação, cultura, esporte, lazer, qualificação profissional e geração de oportunidades.

Para o estudante Marcos Antônio, do 3º ano do Colégio Ágape, a experiência foi marcante.

“É um momento muito oportuno para nós estudantes, porque é um momento de diálogo, de debatermos ideias em favor da juventude e da população. As propostas apresentadas aqui podem ser efetivadas de imediato. A Prefeitura de Patos e a Secretaria de Juventude estão de parabéns por abrir esse espaço de escuta e conexão com os alunos”, destacou o jovem.

A escuta foi conduzida em conjunto com o Orçamento Democrático Estadual Juventudes (ODE Juventudes), promovido pelo Governo do Estado. A ação marca o início de um novo arranjo de articulação entre os dois instrumentos — municipal e estadual — como explicou o secretário executivo de Juventude da Paraíba, Pedro Matias:

“Estamos conectando hoje o orçamento participativo de Patos com a expertise do orçamento democrático estadual. É a primeira vez que discutimos o orçamento público de forma integrada e voltada exclusivamente para a juventude. Isso é um avanço na gestão pública e um compromisso com o futuro do nosso estado.”

O vice-prefeito Jacob Souto e o secretário de Relações Institucionais, Sávio Salvador, destacaram a importância de ampliar essas práticas de escuta democrática, que já vêm sendo aplicadas no município desde o primeiro mandato da atual gestão, inclusive com crianças nas escolas por meio do “orçamentinho participativo”.

O encerramento do evento confirmou Patos como referência estadual na construção de políticas públicas juvenis com foco na escuta ativa, na inclusão e na participação social.

MaisPB