João Pessoa, 19 de junho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) cobrou uma ação efetiva do Governo Federal para o enfrentamento dos problemas do semiárido nordestino. O paraibano se encontra desde ontem, no Rio de Janeiro, participando ativamente como representante do Senado Federal na Conferência da ONU Rio +20.
O tucano promete repercutir, em todos os fóruns e debates que irá participar até sábado (23), um recente estudo feito pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) que aponta para uma acentuada "aridização" (aumento da aridez) no sertão brasileiro nas próximas décadas.
“Os pesquisadores do Inpe indicam projeções sombrias e preocupantes: as áreas de semiárido podem se ampliar em até 12% até meados do século, ou seja, um aumento de quase 29 mil quilômetros quadrados, do tamanho do Estado de Alagoas”, alertou Cássio Cunha Lima.
Segundo o senador, a Rio + 20 não pode evitar este debate. “A Amazônia e o Cerrado já despertam atenção da mídia e dos ambientalistas, mas o bioma da caatinga precisa urgentemente ser inserida nas ações focadas de desenvolvimento sustentável”, frisou Cássio, reforçando a necessidade para a continuidade e convergência dos programas governamentais voltados para atender os problemas do semiárido nordestino.
MaisPB
com assessoria
NA CÂMARA - 02/10/2025