João Pessoa, 15 de junho de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Professora Emérita da UFPB e membro da Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba (AFLAP]. E-mail: [email protected]

Uma festa inesquecível

Comentários: 0
publicado em 15/06/2022 às 07h00
atualizado em 14/06/2022 às 18h59

Existem passagens na vida do homem que são inesquecíveis. Uma delas é o momento em que recebe a certificação de que está apto para uma profissão. Implica em anos de construção de uma formação específica e que faz o homem ser profissional. A colação de grau corresponde a uma celebração. Esta solenidade ocorre em cerimônia acadêmica na qual o estudante do ensino superior recebe um diploma, certificando oficialmente sua competência em determinada área de conhecimento. É-lhe outorgado título de graduação. Para mim é a etapa mais importante da vida, acima de qualquer outra.

Na semana passada participei da solenidade de formatura em Medicina de um sobrinho, neto de coração, Rafael Rodriguez Teixeira de Carvalho. Fiquei muito feliz.  De há muito não comparecia a comemorações dessa natureza. Parece que a tradição voltou com força, mantendo os costumes, valores, sentimentos sociais e pedagógicos. Constata-se que o legado deixado por nossos antepassados assume um valor imensurável e inédito que o tempo não conseguiu apagar, por mais que as forças contrarias queiram diferentes. O simbolismo dos ritos e a autenticidade dos sentimentos são concretizados e eternizados por estes eventos de confraternização da família e dos amigos que se eternizam. São inolvidáveis e únicos.

As comemorações incluem: Aula da Saudade; Colação de Grau; Ato Ecumênico e Baile de Formatura. Todo o preparo é realizado através de empresa especializada que se encarrega dos detalhes, numa exímia execução para que nada falte nas solenidades, conforme os rituais cerimonialísticos.  Impressionante a perfeição do evento.

O convite, feito no melhor estilo protocolar, teve Impressão de alta qualidade, no qual cada concluinte pôde expressar e registrar seus sentimentos e homenagens aos pais, familiares, professores e colegas. Uma beleza! Que já preconiza a expectativa de quem o recebe, como seriam as diversas cerimônias.  Rafael, particularmente, teve espaço para agradecer a seus pais, Alexandre e Luciana Rodriguez Teixeira de Carvalho, de registrar o reconhecimento àqueles que tiveram importância em sua vida, sobretudo os avós Antônio Gumercindo, Janete Lins Rodriguez e Luzia Medeiros. Manifestou compromissos, agradecimentos e o desejo de exercer a medicina fiel aos ensinamentos e lições recebidas no seio familiar, que construíram sua personalidade e a sua história, pautados em ações de humildade, ética, empenho e doção a Deus.

Quero reportar-me, agora, ao ápice dos festejos – o baile realizado no Domus Hall, na cobertura no Manaíra Shopping, uma casa de espetáculos. Este recinto transformou-se, através das mãos mágicas do profissional Floriculturista André Luíz, num Palácio de Versalhes com toda grandiosidade e magnitude das festas medievais. O design do salão, decorado com espelhos, lustres de cristal e flores naturais das mais variadas cores, rosas, lírios e flores do campo, davam um toque encantador e exuberante que deixava todos extasiados ao adentrar naquele lugar. Os concluintes, vestidos a caráter, e os convidados, mulheres em vestidos longos de gala, com muito paetê e brilho, e os homens em Black tie, transparecendo o glamour de que se revestia o ambiente. O repertório musical ficou sob a responsabilidade das orquestras-bandas Eric e Felipe Amorim que executaram valsas Vienenses à meia noite, para dança oficial dos formandos com as madrinhas e os entes queridos. Momento singular de muita emoção. A festa foi animada com ritmos modernos até a madrugada.

O convívio ficou tão prazeroso que não se sentiu o tempo passar. Cada concluinte possuía uma mesa onde foram acomodados familiares e amigos com decoração primorosa, personalizada, e a exclusividade de um barman e uma garçonete que garantiam um serviço eficiente. O Buffet com variedades, desde as entradas aos pratos principais e opções gourmet da culinária nacional e internacional, iguarias requintadas e drinks para todos os gostos.

A organização impecável dáva-nos a sensação de estarmos vivendo um conto de fadas, comemorando a felicidade de um sonho realizado, refletido nos semblantes dos pais de Rafael, Alexandre e Luciana, familiares e amigos.  A festa cobriu-se de alegria e recordações. A emoção maior é causada pela ausência sentida do nosso querido Antônio Gumercindo, avô de Rafael, falecido recentemente, e que era lembrado a todo instante, pois o sonho dessa formatura também era dele, acalentado há tempo e certamente se ali estivesse sentir-se-ia orgulhoso. Sua ausência fazia-se presente espiritualmente na mente, na fala, na alegria e no sentimento de todos.

Assim pude constatar quando fui abraçada e beijada calorosamente por Rafael, dizendo-me: “Tia, estou feliz com sua presença. Você é um pedaço de meu avô aqui”. Emocionei-me.  Durante minha vida nunca participara de uma festa que, embora particular, realizou-se de forma coletiva. Sem defeitos. Exuberante! Deixou-nos deslumbrados e encantados com a vontade de que não terminasse. Estão de Parabéns os pais Luciana e Alexandre Teixeira de Carvalho Júnior. Obrigado por ter-nos proporcionado momentos tão genuínos, próprios, verdadeiros, inesquecíveis. Que a trajetória profissional de Rafael, rogamos a Deus, seja pautada pelo brilhantismo, sucesso e encantamento como foi sua festa, da qual nos despedimos em estado de graça. Siga em frente!  Valeu!

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas