João Pessoa, 28 de junho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
“PÃO E CIRCO”

PF prende prefeitos de Alhanda, Sapé, Solanea e secretário de Santa Rita

Comentários: 0
publicado em 28/06/2012 ás 08h22

Os prefeitos de Solanea Dr. Chiquinho, de Sapé João da Utilar e de Alhandra Renato Mendes foram presos na manhã desta quinta-feira (28), durante a operação "Pão e circo” deflagrada pela da Polícia Federal (PF)  em conjunto com o Ministério Público Estadual (MPPB)  e  a Controladoria Geral da União (CGU). As prisões foram confirmadas pelo procurador geral da Paraíba, Oswaldo Trigueiro Filho. Ao todo são 65 mandados de busca e apreensão e 28 de prisão.


                      Prefeito de Alhandra Renato Mendes


                                Prefeito de Sapé João da Utilar

Em Santa Rita,  foram presos o secretário de Comunicação, Jacir Mendonça e o presidente da Comissão de Licitações da cidade, Robson Torres dos Santos.  Também foram apreendidos computadores e documentos na casa do secretário.

A operação foi deflagrada nas primeiras horas de hoje em vários bairros de João Pessoa em cerca de 40 cidades paraibanas. Cerca de 300 policiais federais, 30 policiais militares e 20 auditores da CGU participam da operação, além de 12 promotores de Justiça. Foram registradas a presença de policiais federais em Sapé, Conde, Capim, Mamanguape e Boa Ventura.  

A operação tem como objetivo desarticular um esquema criminoso destinado a fraudar licitações e desviar recursos públicos federais, estaduais e municipais. Durante um ano, as investigações feitas pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do MPPB constataram a participação direta de prefeitos, seus familiares e servidores públicos, além de empresas “fantasmas” que foram constituídas com a finalidade de desviar dinheiro público e fraudar procedimentos de contratação de serviços para a realização de eventos festivos (Ano Novo, São João e São Pedro, Carnaval e Carnaval fora de época, aniversários das cidades, etc).

Mandados –  Os mandados de prisão temporária compreendem os prefeitos de Sapé, Solânea e Alhandra; as primeiras-damas de Alhandra e Solânea, além de secretários municipais de Sapé, Santa Rita e Solânea; servidores públicos do Instituto de Previdência e Assistência Social de João Pessoa (Ipam) e da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope); empresários que atuam no ramo de eventos festivos e outros servidores públicos. Um dos mandados está sendo cumprido em Alagoas, contra o empresário Carlos Abílio Ferreira da Silva.

Eles são acusados de falsificar documentos públicos e privados, falsidade ideológica, crimes contra a ordem tributária (sonegação), corrupção ativa e passiva, fraude em licitação, desvio de verba pública, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Já os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas sedes das prefeituras de Alhandra, Boa Ventura, Cabedelo, Capim, Conde, Cuité de Mamanguape, Itapororoca, Jacaraú, Mamanguape, Mulungu, Sapé, Santa Rita, Solânea e na Funjope, na Capital, além de sedes de diversas empresas que atuam no ramo de eventos festivos, localizadas em Alhandra, Bayeux, Conde, João Pessoa, Mari, Pirpirituba, Rio Tinto e Santa Rita, bem como nas residências dos respectivos sócios.
 

Mislene Santos – MaisPB,

com Assessoria do MPPB

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x