João Pessoa, 13 de maio de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
suspensão de abastecimento

Sem água, moradores de Várzea Nova recorrem a vizinhos, açudes e lava-jatos

Comentários: 0
publicado em 13/05/2022 às 11h27
atualizado em 13/05/2022 às 11h48
Moradores se ajudam por água em Santa Rita - Foto: Albemar Santos

A falta de água nas torneiras tem levado moradores de Santa Rita a uma verdadeira maratona para suprir as necessidades diárias. Após 48 horas com o fornecimento interrompido, por conta de um impasse entre a Cagepa e a Prefeitura Municipal, as famílias buscam água em vizinhos, açudes e até lava-jatos para garantir o básico. Na manhã desta sexta-feira (13), o governador João Azevêdo determinou a retomada do abastecimento no local e a situação ainda está sendo normalizada.

Valter Vicente disse buscar água em lava-jato

“O prefeito não tá vendo o que está fazendo com a população não?”, questionou seu Valter Vicente, morador de Várzea Nova, bairro com o problema mais grave. “A gente está pedindo água no posto”, reclamou. Para outro morador, Carlos Leandro, a situação é similar à seca e ninguém sabe de quem é a responsabilidade. Para sanar o problema em casa, ele tem comprado água. “Água é vida. Se não tiver água as coisas ficam complicadas”, lamentou.

A dona de casa, Carla Janaína, lembrou a dificuldade para quem tem criança em casa. “Enquanto fica essa discussão sobre a a água, nossos filhos ficam prejudicados. Não tem água pra beber, não tem água para tomar banho. Não pode”, queixou-se.

Carla Janaína destaca dificuldade com as crianças sem água

A mesma situação enfrentada na casa de dona Rosângela, que lembrou a cobrança feita pelo serviço. “Se a conta não viesse, mas de qualquer forma a conta vem e a gente tem que pagar”

Impasse

O abastecimento de água na cidade passou a ser de responsabilidade do Consórcio Águas do Nordeste deste quarta-feira (11). Em nota encaminhada ao Portal MaisPB, o prefeito Emerson Panta (PP) afirmou que o município ingressará com ação na justiça para assegurar que os moradores de Várzea Nova continuem sendo atendidos pela Cagepa, apesar do município ter encerrado contratado e anunciado a nova empresa responsável pelo gerenciamento do serviço de abastecimento de água e esgotamento na cidade.

“Na própria ação judicial, o bairro de Várzea Nova foi excluído da discussão processual, conforme afirmação procedida pelo desembargador Saulo Henrique de Sá Benevides: a área de Várzea Nova, justamente por ser assistida pelo sistema de Marés, foi isolada pela edilidade, permanecendo a prestação de serviço com a Cagepa”, disse o prefeito em nota.

De acordo com o diretor de Operações da Cagepa, Thiago Pessoa, uma liminar judicial determina a extinção do contrato de concessão em Santa Rita, mesmo assim, já foi feita a abertura para o abastecimento em Várzea Nova.

MaisPB

Leia Também