João Pessoa, 04 de julho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CAMPINA GRANDE

Prefeitura imuniza mais de 22 mil crianças contra pólio

Comentários: 0
publicado em 04/07/2012 às 16h13

 Até o início da tarde desta quarta-feira (4), a Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde tinha imunizado 22.765 crianças menores de cinco anos de idade contra a pólio, o que representa 76,80% da meta total. Entre as faixas etárias, a que teve o melhor desempenho até o momento foi a de 4 anos, com um percentual de 81,74%, que corresponde a 4.601 crianças imunizadas. A Campanha de Vacinação contra Poliomielite, a Paralisia Infantil, que começou no dia 16 de julho, prossegue até a próxima sexta-feira, 6.

A vacina está sendo aplicada em todas as unidades de saúde do município, incluindo UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família), Centros de Saúde e o ISEA (Instituto de Saúde Elpídio de Almeida) e neste ano, ao contrário dos anos anteriores, a vacina está sendo aplicada em uma única etapa, conforme alerta a coordenadora de Imunização, Tânia Jerônimo. Ela também orienta os pais e responsáveis que levem a caderneta de vacinação das crianças porque, se necessário, outras doses também serão aplicadas.

O último caso de paralisia infantil no Brasil foi registrado em 1989, no município de Sousa, no Alto Sertão paraibano e apesar do país estar entre os que estão livres da doença, alguns ainda registram endemias ou retransmissão de casos de poliomielite, o que faz com que o Brasil precise manter altas as coberturas vacinais, tanto nas ações de rotina, como nas campanhas realizadas anualmente.

A vacina contra paralisia infantil, que é aplicada de forma oral, não tem contra-indicações, mas deve ser adiada somente nas crianças portadoras de infecções agudas ou que estejam com febre acima de 38º C. No ano passado, na primeira etapa, foram imunizadas em Campina Grande 28.747 crianças, atingindo 96,98% da meta total.

Na segunda etapa, o percentual atingido foi de 97,02% e o número de crianças imunizadas, 28.759. Em ambas as etapas, o percentual estipulado pelo Ministério da Saúde, que é de 95%, foi superado.


Codecom CG

Leia Também