João Pessoa, 21 de março de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
guerra na ucrânia

Filho de paraibana segue sem notícias: “Já passou muito tempo”

Comentários: 0
publicado em 21/03/2022 às 10h29
atualizado em 21/03/2022 às 09h07
Foto: Arquivo pessoal/reprodução

Há semanas que o filho da paraibana Silvana Vicente, Gabriel Pilipenko, de 26 anos, busca notícias sobre os pais na Ucrânia. A cidade onde eles residem, Mariupol, é uma das mais atingidas desde que os conflitos contra a Rússia tiveram início, em 24 de fevereiro. O jovem está na Alemanha, onde permanece à espera de notícias da família.

Quando ficou sem informações sobre os pais, o marinheiro mercante deixou a embarcação na qual trabalhava em Taiwan. “Não conseguiria continuar trabalhando tranquilamente sem notícias dos meus pais. Estava pensando nisso toda hora. Seria perigoso continuar embarcado, porque é um trabalho que requer muita responsabilidade e seria difícil continuar enquanto estava com a mente ocupada por problemas pessoais”, diz à BBC News Brasil.

Ele é filho de Silvana Vicente e do ucraniano Vasyl Pilipenko. Há quase 20 dias, Gabriel não tem notícias dos familiares. No último contato, os pais dele avisaram aos parentes que ficariam sem comunicação porque a cidade estava sem energia elétrica em decorrência dos sucessivos ataques.

Desde o início da invasão russa a cidade, que tem cerca de 400 mil habitantes, tem sido duramente atingida. Para Gabriel, cada dia sem notícias dos pais aumenta ainda mais a angústia que tem vivido. “Já passou muito tempo. A cidade está com problemas com abastecimento de água, sem água para beber, e sem comida. Isso me deixa muito preocupado, porque mesmo que eles estejam bem, podem estar passando por dificuldades”, diz.

“Ainda não tenho certeza, estou pensando sobre ir para a Ucrânia. Mas para sair daqui (na Alemanha) para chegar a Mariupol teria que passar por muitas estradas perigosas, então fico receoso de ficar preso em algum lugar e não poder ajudar os meus pais”, diz.

O marinheiro tem mantido contato com pessoas que também têm parentes em Mariupol. Ele diz que tem feito ligações para pessoas que estão em áreas próximas à cidade e que talvez possam procurar a família dele.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas