João Pessoa, 15 de julho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ELEIÇÃO 2012

Cerca de nove mil jovens participarão de campanha em JP e CG

Comentários: 0
publicado em 15/07/2012 às 09h35

Um batalhão formado por aproximadamente nove mil jovens deve tomar as ruas de João Pessoa e Campina Grande nos próximos dias para disseminar as campanhas dos candidatos a prefeito da Capital e da Rainha da Borborema. Na Paraíba, pelo menos 151 municípios têm menos de nove mil eleitores.

A juventude partidária estará inserida no processo eleitoral de forma direta e indireta. Seja na coordenação de campanha, ajudando a construir o plano de governo dos prefeitáveis, ou fazendo corpo a corpo, panfletagem e adesivagem nas principais avenidas das duas cidades. É o que afirmam os representantes da juventude das legendas que estão na disputa na chapa majoritária.

A Juventude do PT (JPT) espera contar com a participação de pelo menos mil jovens, trabalhando em prol da candidatura do deputado estadual Luciano Cartaxo a prefeito de João Pessoa. A secretária estadual da juventude petista, Priscila Kelly Alencar Silva, declarou que 50 jovens já estão envolvidos na coordenação da campanha. Segundo ela, o partido arregimentará jovens de todas as legendas que fazem parte do arco da coligação ‘Unidos Por João Pessoa’ (PT, PPS, PRB e PP). “Os jovens desses partidos trabalharão em prol da candidatura de Luciano Cartaxo em toda a cidade e de diversas formas”, disse a petista.

Já a juventude do PSDB (JPSDB), espera contar com 300 jovens na campanha do senador Cícero Lucena que tem o médico Ítalo Kumamoto (PSC) como companheiro de chapa, na condição de vice. A juventude socialista cristã também pretende reforçar o pelotão tucano com cerca de 300 jovens. “Estamos trabalhando com essa expectativa, mas o céu é o limite”, declarou o presidente estadual da juventude do PSDB, o advogado Wilson Ribeiro Moraes.

No Democratas, a expectativa é de ter também 300 jovens divulgando a campanha da candidata a prefeita da Capital Estelizabel Bezerra (PSB) e do seu vice, deputado federal Efraim Filho (DEM). A juventude socialista acredita que deve ir às ruas com pelo menos 400 jovens. O presidente da juventude do Democratas, Lucas Pereira, confirmou que 50 jovens já estão trabalhando na campanha de forma direta.

Duzentos jovens do PPS (JPS) do candidato a vice-prefeito da chapa petista, jornalista Nonato Bandeira, devem se unir ao JPT para pedir votos para Luciano Cartaxo. O PMDB deve colocar o maior bloco de jovens na rua e superar os recrutas petistas. Os partidos menores como o PSOL, PCO e PSTU devem reunir cerca de 200 jovens para trabalhar em suas campanhas.

PMDB: incentivo à disputa

O vice-presidente da juventude peemedebista do Nordeste e da Paraíba, deputado federal Wilson Filho, disse que os jovens do partido participarão ativamente do processo eleitoral no Estado. Seja por meio de candidaturas a prefeito, vice-prefeito, vereador ou por meio da participação nas coordenações das campanhas majoritárias.

De acordo com o parlamentar, o JMDB é umas das maiores do Estado. Por isso, a legenda incentiva candidaturas jovens em todas as eleições. Ele lembrou que o partido elegeu os dois deputados federais mais jovens da história do Congresso Nacional: ele e o deputado Hugo Mota. “Fizemos campanha com 20 anos e assumimos com o mandato com 21. Então, isso é uma forma de incentivar os jovens a buscarem seus espaços e disputarem as eleições”, destacou o peemedebista.

Para o deputado, isso fez com que os jovens se entusiasmem a entrar na disputa eleitoral, pois segundo ele, o partido mostrou através da eleição de 2010, que o jovem tem é capacidade de disputar e vencer uma eleição para qualquer cargo. “Nós incentivamos as candidaturas jovens, porque sabemos que eles têm capacidade de disputar e ser eleito”, revelou o deputado.

Segundo Wilson Filho, os integrantes da juventude que vão disputar às eleições serão inseridos nas coordenações da campanha majoritária para participar da construção do plano de governo, dos debates e reuniões da legenda. Ele disse também que, em João Pessoal, o movimento terá um comitê próprio para abrigar as reuniões do movimento nas quais serão traçadas as estratégias da campanha.

PT aposta nas redes sociais

Para a secretária estadual da Juventude Petista, Priscila Kelly Alencar Silva, a juventude partidária terá um papel determinante na organização, mobilização, articulação e formulação das propostas da campanha da chapa majoritária do partido, representada pelo deputado estadual Luciano Cartaxo. Além disso, ela informou que também haverá uma participação ativa do segmento na campanha nas redes sociais.

A juventude vem com toda força para participar das eleições de 2012”, disse a petista, lembrando que o partido terá mais de 200 candidaturas jovens a vereador nos 223 paraibanos. Na ocasião, Priscila Kelly destacou as candidaturas jovens para as Câmaras Municipais das cidades de Sapé, Campina Grande, João Pessoa, Conde, Patos e Sousa. Além das candidaturas a prefeitos e vice-prefeito entre outras cidades.

Priscila Kelly enfatizou que a juventude petista está tendo uma participação destacada na coordenação chapa majoritária em João Pessoa. “Estamos criando o comitê jovem para trabalhar em prol da candidatura de Luciano Cartaxo a prefeito”, destacou a petista. Ela explicou que o comitê será intra-partidário, com a participação da juventude dos partidos que fazem parte do arco de aliança do PT.

PSC: 2 linhas de atuação

O representante da juventude do PSC na Paraíba, deputado federal Leonardo Gadelha, informou que os jovens do partido terão duas linhas de atuação na campanha das eleições de outubro. A primeira é disputa direta através das candidaturas e a segunda é por meio da participação nos debates e na construção das propostas de Governo. “Nós vamos arregimentar os jovens para que eles possam disseminar os valores do partido para os eleitores”, adiantou o parlamentar.

De acordo com Leonardo Gadelha, o movimento jovem do PSC tem atuação em pelo menos 169 municípios paraibanos. No entanto, não soube precisar o número de integrantes do movimento. O deputado explicou que a juventude socialista cristã não terá comitê próprio, porque ele não funciona de forma autônoma, mas está ligado diretamente aos diretórios municipais e estaduais da legenda.

“O PSC acredita na inserção do jovem na política paraibana e na brasileira e por isso investimos na participação da juventude da disputa de todos os cargos eletivos em todas das cidades do Estado”, comentou Leonardo Gadelha.

“Vamos ocupar os espaços”

“Vamos ocupar os espaços na coordenação de campanha, participar dos debates. Vamos para as ruas trabalhar pelas nossas representações”, é dessa forma que a juventude do Democratas atuará na campanha de outubro próximo em todo o Estado e, principalmente, em João Pessoa. Conforme informou o presidente do movimento, o advogado Lucas Pereira. Na Capital, o partido tem o deputado federal Efraim Filho como candidato a vice-prefeito na chapa do PSB, encabeçada pela ex-secretária de Planejamento da Capital, Estelizabel Bezerra.

As candidaturas jovens também fazem parte da estratégia de trabalho do segmento. Em João Pessoa, o movimento será representado pelas candidaturas a vereador de Lucas Pereira, Júnior Pires e Walmir. Lucas explicou que o jovem enquanto militante político estará inserido na coordenação da chapa majoritária participando ativamente dos debates e definições das estratégias da campanha. Já enquanto eleitor apoiará o partido votando em seus candidatos.

“É dessa forma que vamos trabalhar na campanha, defendendo de forma efetiva as bandeiras de lutas da juventude. Oferecendo aos nossos candidatos a oportunidade de dar o tom da campanha eleitoral”, declarou Lucas Pereira.

PPS: “formamos opiniões”

O presidente da Juventude do PPS de João Pessoa, Gervásio Farias, disse que nessa eleição os jovens do partido vão mostrar a cara e trabalharão incansavelmente na campanha eleitoral na Capital. Segundo ele, a juventude terá a missão de apresentar os candidatos do partido à população. Ele lembrou que na chapa majoritária a legenda tem o ex-secretário de Comunicação Institucional do Estado, Nonato Bandeira, como  candidato a vice-prefeito na chapa do PSB, encabeçada pela ex-secretária de Planejamento da Capital, Estelizabel Bezerra.

As candidaturas jovens também fazem parte da estratégia de trabalho do segmento. Em João Pessoa, o movimento será representado pelas candidaturas a vereador de Lucas Pereira, Júnior Pires e Walmir. Lucas explicou que o jovem enquanto militante político estará inserido na coordenação da chapa majoritária participando ativamente dos debates e definições das estratégias da campanha. Já enquanto eleitor apoiará o partido votando em seus candidatos.

“É dessa forma que vamos trabalhar na campanha, defendendo de forma efetiva as bandeiras de lutas da juventude. Oferecendo aos nossos candidatos a oportunidade de dar o tom da campanha eleitoral”, declarou Lucas Pereira.

PPS: “formamos opiniões”

O presidente da Juventude do PPS de João Pessoa, Gervásio Farias, disse que nessa eleição os jovens do partido vão mostrar a cara e trabalharão incansavelmente na campanha eleitoral na Capital. Segundo ele, a juventude terá a missão de apresentar os candidatos do partido à população. Ele lembrou que na chapa majoritária a legenda tem o ex-secretário de Comunicação Institucional do Estado, Nonato Bandeira, como candidato a vice-prefeito ao lado do deputado estadual Luciano Cartaxo (PT).

“A juventude tem a capacidade de formar e transformar opiniões. Além disso, também tem muita capacidade de idealizar e executar políticas públicas e por isso vamos estar inseridos em todos os processos dessa eleição”, frisou Gervásio Farias. Ele destacou que em João Pessoa, o partido também terá candidaturas jovens a vereador, representada por Thiago Diniz, de 20 anos.

De acordo com o Gervásio Farias, a juventude do partido é composta por pessoas filiada e não filiadas ao partido, com idades entre 16 e 29 anos. “O número de militantes jovens está crescendo a cada dia em todo do Estado e em João Pessoa não é diferente. Isso mostra que os jovens estão cada vez interessados nos debates políticos do seu Estado e de sua cidade”, comentou.

PSDB

Assim como os demais partidos o PSDB também está com a juventude trabalhando na elaboração das propostas de Governo da campanha do senador Cícero Lucena a prefeito de João Pessoa. O presidente estadual da juventude tucana, o advogado Wilson Ribeiro Moraes, informou que o movimento terá comitê próprio e que o segmento terá a missão de atrair os jovens não partidários a participarem das eleições votando nos candidatos do partido.

Além disso, o advogado lembrou que a legenda também tem candidatos as Câmaras Municipais de João Pessoa, Campina Grande e outras cidades do Estado. Ele explicou que essas são as formas de participação da juventude tucana na eleição de outubro próximo.

“Nós não estamos procurando jovens para segurar bandeira nas ruas e colar adesivos nos carro, mas queremos pessoas conscientes de sua importância no processo político eleitoral, com senso crítico, que queiram participar dos debates políticos e da elaboração dos projetos para a cidade”, contou Wilson Ribeiro Moraes.

PSB

As divergências internas que assolam o PSB, também atingiram a juventude socialista. É o que afirma o secretário estadual da JSB, Rômulo Halysson Oliveira. Segundo ele, uma parte dos jovens se dedicará a campanha do vereador Ubiratan Pereira e a outra as atividades da campanha de Estelizabel Bezerra à Prefeitura da Capital.

Rômulo Halysson explicou que a juventude socialista está trabalhando em várias frentes de atuação dentro dos movimentos sociais. Ele contou que dessa forma o movimento vai apresentando as candidaturas do partido em diversas áreas. Por outro lado, revelou que “a JSB vive um momento de muita turbulência em que 70% dos integrantes do movimento estão priorizando a campanha de Bira e o restante está trabalhando na campanha de Estelizabel Bezerra”.

Segundo ele, os jovens estarão presentes nas ruas participando do corpo a corpo ao lado dos candidatos, fazendo panfletagem, participando de bandeiraços nas principais avenidas da cidade e também nas atividades de adesivagem.

PCO

Os partidos pequenos, apesar de não terem setoriais ou secretárias de juventude organizadas, também trabalham com a juventude. No PCO, o militante da juventude da causa operaria, André Sarmento – filho da candidata a prefeita de João Pessoa Lourdes Sarmento -, será candidato a vereador. Ele explicou que o objetivo do partido é usar as eleições para organizar o movimento nas universidades.

“Nós aproveitamos esse momento para lutar contra a repressão ao movimento estudantil nas universidades, pois sabemos que elas estão lutando contra o sucateamento e a privatização do ensino público superior”, declarou André Sarmento.

PSTU

Com a participação de 20 pessoas, a juventude do PSTU tem o foco no movimento estudantil, principalmente, no da UFPB e no setor da educação como um todo. Para participar do movimento não precisa ser filiado ao partido. Também não há critério de idade. No entanto, segundo o membro da direção da juventude do PSTU, Carlisson Oliveira, o interessado precisa ter atuação efetiva pelas causas do movimento. Carlisson informou que o partido terá uma candidatura jovem, a vereadora de João Pessoa, representada pela professora Ana Dantas. Ele informou que a juventude trabalhará inserida no movimento estudantil da UFPB e das escolas secundaristas da Capital.

“A juventude tem papel fundamental”

“A juventude tem um papel fundamental nas campanhas de esquerda. Nós vamos para os bairros divulgar as nossas candidaturas e propagar o nosso programa de Governo para a juventude. Faremos tudo isso através do diálogo”. A afirmação é do militante da juventude do PSOL Hector Ferreira. Ele informou que o partido terá uma candidatura jovem a prefeito de João Pessoa, representada pelo professor Renan Palmeira.

“Renan com 26 anos é o nosso candidato jovem e já demonstrou que é bastante preparado para representar o partido na eleição deste ano. Ele tem uma abertura e uma capacidade de diálogo muito grande com a juventude e com a população pessoense como um todo e isso faz a grande diferença em uma eleição”, destacou Hector Ferreira. Além disso, informou que, na Capital e em Campina Grande, o movimento fará uma campanha para atrair jovens de vários segmentos e, consequentemente, inseri-los na campanha do partido na Capital.

Mislene Santos do Jornal Correio da Paraíba

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas