João Pessoa, 23 de fevereiro de 2022 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

Kubitschek MaisPB
O paraibano Felipe Pontes, radicado em São Paulo, onde atua como investidor de ações há doze anos, lançou esta semana em João Pessoa, seu novo livro “O Investidor em Ações de Dividendos”, escrito a quatro mãos, com Orleans Silva Martins, professor de Contabilidade Valuation e Governação Cooporativa.
Pontes é graduado e tem tem mestrado e doutorado em Contabilidade, com pesquisas voltadas para o uso da informação contábil para o mercado de capitais. No TradersClu (TC) ele é o diretor de P&D, além de ser membro do Comitê de Investimentos do TC Matrix e do Comitê de Compliance, além de gestor do Azure Clube de Ivestimentos e autor do blog e canal do YouTube ContabilidadeMQ.
O evento aconteceu na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) um ciclo de palestras sobre estratégias, oportunidades de investimento e os caminhos para investir e ingressar no mercado financeiro.
Os palestrantes, Felipe Pontes, e Orleans Martins, são professores e pesquisadores da UFPB, e integram o TC Traders Club, uma das maiores comunidades de investidores da América Latina. A organização foi do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC), do Departamento de Finanças e Contabilidade e pelas coordenações dos cursos de Ciências Contábeis e Ciências Atuariais, em colaboração com o TC Traders Club. Na ocasião, aconteceu sessão de autógrafos do livro “O investidor em ações de dividendos” de autoria dos palestrantes.
O MaisPB conversou com Felipe Pontes, que nos explica a importância da obra e outras abordagens sobre a Bolsa de Valores, investimentos, ganhos e perdas.
MaisPB – Você acaba de lançar em João Pessoa, o livro “O investidor em Ações de Dividendos”. Explica ai qual foi público alvo e o que traz de positivo a mensagem da obra?
Felipe Pontes – Os leitores do livro encontrarão um compilado da experiência de mais de 10 anos dos autores como pesquisadores, professores, investidores e gestores de recursos de terceiros. Este é um grande diferencial do livro que traz também mais de 200 exemplos e casos reais que os dois autores vivenciaram de alguma forma ao longo de suas carreiras. O livro ainda traz o passo a passo da avaliação (valuation) de duas empresas listadas na bolsa (Itaú e Engie), para saber como encontrar ações baratas que poderão fazer com que os investidores ganhem dinheiro com dividendos, mas também com valorização do capital e crescimento da empresa. A primeira parte do livro é mais básica e filosófica, para nivelar as pessoas que têm pouca ou nenhuma experiência, de modo que elas consigam acompanhar bem a segunda parte do livro que é mais prática e avançada. Desta forma, o livro deverá agradar tanto os investidores mais experientes, quanto aqueles que estão apenas dando os seus primeiros passos. O prefácio do livro foi escrito por Lírio Parisotto, um dos maiores investidores individuais do Brasil
MaisPB- O livro traz a experiência de dez anos de trabalho, de seu trabalho com Orleans Martins. Vamos falar sobre as experiências agora escritas a quatro mãos?
Felipe Pontes – Nós dois estamos neste mercado há bastante tempo, tanto como Professores, pesquisadores e investidores. Sempre sentimos falta de livros de finanças brasileiros que realmente trouxessem exemplos e casos reais e que também tivesse a experiência dos autores e muita evidência científica. Os livros brasileiros de finanças são muito baseados em exemplos hipotéticos, tanto porque existe a anomalia da dedicação exclusiva dos Professores às Universidades, quanto pelo receio que muitos autores têm de serem processados pelas empresas. Assim, nós buscamos preencher esta lacuna na literatura financeira brasileira. Orleans é muito criterioso e mais conservador. Eu sou mais agressivo como investidor. Nós conseguimos chegar num bom meio termo, conforme estamos vendo nas avaliações do livro na Amazon e nas nossas redes sociais: amzn.to/3GYh8Pm

MaisPB – O livro tem essa finalidade de ajudar a futuros investidores?
Felipe Pontes – Sim. Nós tivemos a preocupação de escrever a primeira parte do livro com uma pegada mais básica e filosófica, para preparar o investidor mais iniciante ou o futuro investidor para poder acompanhar sem maiores problemas a segunda parte do livro, mais focada na estratégia de investimento que divulgamos no livro.
MaisPB – Como foi a palestra aqui em João Pessoa e do que se tratou?
Felipe Pontes -A palestra foi muito legal. Pude reencontrar ex-alunos, ex-professores e colegas da UFPB. Fiquei muito surpreso também por ter encontrado pessoas que eu nunca vi e mesmo após quase 3 anos morando em São Paulo essas pessoas passaram a me conhecer através do Twitter, Instagram ou LinkedIn – @FelipePontesPB Parecia que eu estava dando a primeira palestra da minha vida. Até dei uma travada no começo, tamanha a emoção de reencontrar todo esse pessoal. Destaque especial ao meu Professor de economia no 1º semestre da faculdade, que muito me estimulou a comprar livros e montar a minha biblioteca lá no começo do curso em 2007, além do meu mentor, o Professor Paulo Roberto Cavalcante. Falamos da estratégia de dividend investing (investimentos em empresas que crescem e pagam bons dividendos), que é o tema central do livro. E falei também sobre como as pessoas podem ingressar no mercado financeiro, mesmo estando aqui no Nordeste.
MaisPB – Como aconteceu o convite do prefácio de Lírio Parisotto, um dos maiores investidores individuais do Brasil?
Felipe Pontes – Um dos nossos sócios, Guillermo Parra-Bernal, conhece um dos assessores dele e nos apresentou. Falamos sobre a ideia do livro e que gostaríamos de fazer uma homenagem aos 3 maiores investidores do Brasil (Lirio Parisotto, Luiz Alves Paes de Barros e Luiz Barsi Filho). Ele topou sem pestanejar, como dizemos aqui na Paraíba.
MaisPB – Você é paraibano e mora em São Paulo e conhece bem a Bolsa de Valores. Como é esse trabalho no dia a dia?
Felipe Pontes – É correria o tempo todo. Toda hora é uma novidade diferente e eu gosto muito disso. Nunca tem monotonia. E eu e Orleans trabalhamos lado a lado na empresa – do mesmo jeito como era na UFPB, quando dividíamos a mesma sala. A experiência tem sido muito boa e temos aprendido muita coisa nova e também aplicado muita coisa das nossas pesquisas, na prática – mostrando que a ciência e a pesquisa financeira podem ser muito úteis para a sociedade. Quem não deve gostar muito é a minha noiva, porque o trabalho é 24 horas por dia 7 dias por semana, disse ele rindo
MaisPB – Por que a bolsa cai e a bolsa sobe de uma hora para outra?
Felipe Pontes – O investimento em ações pode ser muito semelhante a quando você coloca o seu dinheiro na sua empresa. A diferença é que, apesar de você não perceber, o investimento na empresa é muito mais arriscado do que investir em ações. Empreender no Brasil é muito difícil. Não quero desestimular ninguém, pelo contrário: EMPREENDAM! Mas também é importante ter uma parte do patrimônio alocado nas principais empresas do Brasil que estão na bolsa. As pessoas não percebem esse risco de investir na sua empresa ou comprar imóveis porque não vemos o preço da empresa ou do imóvel subindo e descendo a cada segundo, como acontece na bolsa. Por causa desse sobe e desce da bolsa, que eu gosto de chamar de “Tô rico, tô pobre, tô rico, tô pobre”, e que não é visto nos preços das empresas que não estão na bolsa ou dos imóveis é que as pessoas acham que investimentos são muito arriscados. Mas dá para investir na bolsa sem ter esse sobe e desce todo (volatilidade), basta escolher boas empresas que pagam bons dividendos (distribuição de lucro com quem tem ações) e montar uma carteira (um conjunto de investimentos) bem diversificado. Assim você dilui o risco específico de cada empresa/ação entre várias, conforme ensinamos no nosso livro. O resto é se acostumar com o sobe e desce. Com o passar do tempo, você não vai mais se preocupar com isso. Fugi bem da pergunta até aqui, mas agora vai: a bolsa sobe e desce por diversos motivos como empresas apresentando lucros bons (faz a ação subir) e lucros ruins (faz a ação cair), eventos políticos (fazem cair no curto prazo, mas normalmente podem ser boas oportunidades de comprar ações com desconto), inflação… ou simplesmente a irracionalidade das pessoas faz os preços subirem ou caírem. São muitos fatores econômicos, financeiros, políticos ou apenas comportamentais/psicológicos.
MaisPB – Você é o Diretor EducacionaL do TC Traders Club S.A. O que isso representa em sua carreira?
Felipe Pontes – Tem sido uma bela experiência. Cheguei na empresa em setembro de 2019, erámos umas 20 pessoas na empresa. Eu fui o 7º sócio a chegar. Hoje já temos mais de 600 pessoas na companhia e também estamos listados na bolsa de valores sob o código TRAD3. Logo depois da minha chegada, incorporamos na Diretoria Educacional, a área de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) de modelos estatísticos para ajudar os investidores a investirem melhor. Depois montamos uma research (casa de análise de investimentos, chamada TC Matrix – que também sou sócio, junto com a empresa TC) e com essa nova área já chegamos, em menos de 1 ano, no ranking do Boletim Focus (do Banco Central do Brasil) como a empresa que faz as melhores previsões do dólar no curto prazo, assim como também entramos no ranking do Prisma Fiscal (do Ministério da Economia) como a empresa que faz as melhores previsões de arrecadação de receitas federais. Além disso, também sou Conselheiro de Administração da companhia, certificado pelo IBGC (fora eu, na Paraíba só tem mais um). Tem sido uma jornada muito divertida e com muito aprendizado. O melhor de tudo é que estamos apenas no comecinho da nossa história. Ainda não fizemos nada!
MaisPB – Há uma afirmação de que o livro deverá agradar os mais experientes e os iniciantes. Poderia falar sobre isso?
Felipe Pontes – Isso. A primeira parte do livro é para dar um nivelamento para os menos experientes. A segunda parte é a parte mais avançada em que as pessoas aprenderão a escolher as suas próprias ações e também aprenderão a estimar o valor das empresas, para saber se elas estão caras ou baratas.
Obras lançadas sozinho e em parcerias
Livros: 5 livros
O Investidor em Ações de Dividendos – 2022
TC Experience: como se tornar um investidor completo (não disponível para venda) – 2021
Dessa vez é diferente? O poder da diversificação em tempos de crise – 2020 – https://tc.com.br/blog/livros-outros/ebooks/ebook-diversificacao
Tudo o que você precisa saber sobre IPOs – 2020 – https://tc.com.br/blog/livros-outros/ebooks/ebook-ipo
Aprenda a investir o seu dinheiro: guia simples com os primeiros passos para aumentar o seu patrimônio – 2019 – https://tc.com.br/blog/livros-outros/ebooks/ebook-aprenda-investir-dinheiro
Capítulos de livros:
Estágios do ciclo de vida organizacional e os fundamentos das empresas – 2021 – http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/book/758
Accounting information quality in latin- and north-american public companies – publicado na Inglaterra em 2014
Orleans:
Artigos científicos: 66 artigos científicos publicados no Brasil e no exterior
Livros: 2 livros
O investidor em ações de dividendos – 2022
Dividendos e gerenciamento de resultados – 2018
Capítulos de livros:
Teoria da agência – 2021 – http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/book/758
Dividend yield e governança corporativa: um estudo em empresas listadas no IBRX 100 – 2019
Efecto del gobierno corporativo en la carga tributaria efectiva en empresas brasileiras – 2019
Performance of sustainable and negotiability indexes in the brazilian stock market – 2017 – publicado na Inglaterra
A dependência da forma no comportamento do profissional contábil face á adocação dos novos padrões contábeis internacionais – 2016
Resenha completa aqui : https://tc.com.br/blog/livros-outros/livros-recomendados/investidor-em-acoes-de-dividendos
DIA DE FINADOS - 01/11/2025





