João Pessoa, 03 de fevereiro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Magistrado, colaborador do Diário de Pernambuco, leitor semiótico, vivendo num mundo de discos, livros e livre pensar. E-mail: [email protected]

Minha filha e o Ibama

Comentários: 0
publicado em 03/02/2022 às 07h00

Tenho uma filha de oito anos e, como toda criança, sonha em ir para a Disney. Fala com empolgação sobre seus personagens prediletos que encontrará naquela fábrica de sonhos e fantasias.

Não é de hoje que crianças e adolescentes viajam para os EUA em busca dessa diversão, hoje um tanto quanto dispendiosa para os pais, considerando o câmbio da moeda norte-americana.

Agências de viagens aproveitam e lançam seus pacotes, sempre com preços “imbatíveis” e a criançada fica em polvorosa, até porque a notícia dessa viagem a preço de “banana” corre solta em alguns colégios, deixando muitos pais com cara do fruto da bananeira. Nessa caravana à terra do Tio Sam, muitas mães acompanham seus filhos e se divertem mais que eles, eis que quando crianças não tiverem essa oportunidade.

Mas, hão de perguntar: e o que o Ibama do título tem a ver com viagem à Disney? De fato, urge uma explicação, ei-la: como faço diariamente, após o café da manhã, pego os jornais e  começo a leitura, priorizando esses colaboradores abnegados que preenchem as páginas de opinião dos nossos matutinos. Em outra ocasião já tive oportunidade de dizer o quanto são talentosos nossos cronistas e articulistas.

Pois bem. Com o jornal entre as mãos encobrindo todo o meu rosto, ouço minha filha dizer em tom vivaz:

– Papai, olha o Ibama! Eu quero conhecer o Ibama, me leva até lá!

Nem preciso dizer o tamanho de minha felicidade ao ver uma petiz ambientalista, interessada em conhece o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis    . Ela com seu pequenino indicador apontava para a página do jornal onde visualizava a figura do Ibama. Virei a folha do jornal e, num misto de surpresa e decepção, constatei que ali estava a foto do Obama, o ex-presidente Barack da terra da Disneylândia!

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também