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Asfora: educação, ação e transformação em CG

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publicado em 24/01/2022 às 16h19
atualizado em 24/01/2022 às 14h17
Raymundo Asfora Neto é secretário de Educação de Campina Grande

Desde que fui convidado pelo prefeito Bruno Cunha Lima para a pasta da Educação em Campina Grande, no início da atual gestão, imergi em diversos estudos que abordam exemplos que deram certo no Brasil afora. Somado a isso, passei a frequentar constantemente as escolas e creches do Município, além de dialogar com todos os que constroem a rede pública de ensino. Topei o : fortalecer a Educação Pública, diminuir as desigualdades no ponto de partida e transformar vidas.

Nossa cidade vem conquistando, nos últimos anos, crescimento positivo na avaliação do IDEB, mas ainda tem muito chão a percorrer. Algumas das nossas metas: valorização profissional, investimentos em infraestrutura e implantação de uma cultura focada em diagnósticos e metas claras.

Nesse sentido, em que pese o cenário pandêmico da Covid19, passos importantes estão sendo dados e sementes estratégicas sendo lançadas para que a Capital do Trabalho, num futuro não muito distante, chegue a um novo patamar educacional. São investimentos diversificados, planejados tomando como referência casos de sucesso testados e aprovados em outras regiões.

Na infraestrutura, destacamos as melhorias em mais de 70% das 150 unidades educacionais da Seduc, com pintura, climatização de salas, novos equipamentos para as cozinhas e também de informática, além da instalação de uma rede de Internet de alta velocidade nas escolas da zona urbana. Sem falar na construção do moderno Centro de Distribuição da Educação (em fase de licitação), que irá proporcionar maior segurança, agilidade logística e transparência no encaminhamento de insumos necessários ao bom funcionamento das nossas estruturas.

Na valorização profissional, creio que nunca se avançou tanto em tão pouco tempo: passamos a pagar 100% do valor da jornada ampliada aos professores; equiparamos o valor da hora aula dos contratados e efetivos (tomando como base o piso da categoria); foram convocados mais de 170 concursados de um certame de 2014 e realizado um novo concurso com 400 vagas para diversas áreas; o pagamento dos salários de todos tem sido feito rigorosamente em dia e dentro do mês trabalhado e, num gesto de profundo respeito e estímulo aos profissionais da área, o prefeito Bruno autorizou um feito único em toda a história da cidade: o pagamento do 14° salário a todos os nossos servidores, efetivos ou não.

No nosso plano pedagógico e de metas, temos trabalhado no fortalecimento das formações continuadas, reoxigenando as abordagens, investindo em novos nomes e priorizando a qualidade e o tempo de alfabetização das crianças.

Parcerias com entidades nacionais, como o Instituto Gesto, têm proporcionado uma ampliação no campo de visão da nossa rede, atraindo o que há de mais moderno na área. Destacamos também a autorização para a construção de um Centro de Formação dos Educadores, que deverá trabalhar continuamente com os professores e gestores das unidades. O ensino de robótica, educação financeira e ambiental também está sendo implementado no plano municipal.

Ainda sobre a questão pedagógica, destaco o inédito programa de reforço escolar “Sem Tempo a Perder”, que tem trabalhado, agora no mês de janeiro, a aprendizagem dos alunos que tiveram um rendimento escolar mais baixo no ano passado. Também destaco o #VemBrincarComAGente, direcionado ao público da Educação Infantil e que, de modo remoto, tem desenvolvido atividades lúdicas com as crianças da rede durante as férias.

Várias outras conquistas e avanços estão por ser anunciados, mas uma coisa é certa: se 2021, com todos os percalços, possibilitou incontáveis melhorias, o ano de 2022 ficará marcado como um divisor de águas no ensino campinense. Aqui, Educação rima com ação e gera transformação. Um feliz 2022 para todos nós, especialmente para as crianças e jovens da Rainha da Borborema.

* Raymundo Asfora Neto é secretário de Educação de Campina Grande

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