João Pessoa, 15 de janeiro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em lucena

Crianças vacinadas com doses vencidas de adultos em Lucena; MPF investiga caso

Comentários: 0
publicado em 15/01/2022 às 13h11
atualizado em 16/01/2022 às 06h48

O Ministério Público Federal da Paraíba está investigando denúncia de aplicação de vacina contra a Covid-19 inadequada em crianças em Lucena, na região metropolitana de João Pessoa. As vacinas estavam vencidas, informou ao Portal MaisPB o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros.

O fato teria ocorrido sete dias antes da chegada do imunizante com dosagem adequada para idade ao estado. O primeiro lote de vacina para crianças entre 5 e 11 anos só desembarcaram na Paraíba nesta sexta-feira (14).

A denúncia aponta que cerca de 40 crianças teriam sido imunizadas com vacinas destinadas aos adultos. O MPF intimou uma mãe, a responsável pela Unidade Básica de Saúde e o gestor de saúde para prestarem esclarescimentos.

Em nota, a Prefeitura de Lucena esclarece que a aplicação indevida de vacinas em crianças da cidade foi executada por decisão individual da profissional que fez a aplicação.

A Prefeitura informa ainda que afastou a profissional responsável e que está acompanhado as crianças vacinadas que não apresentaram reações adversas.

Confira a nota

A Prefeitura de Lucena lamenta profundamente a falha executada por uma auxiliar que aplicou indevidamente e sem autorização vacinas de combate à COVID-19 em algumas crianças de um posto de saúde da Zona Rural.

Esclarecemos que a decisão foi tomada individualmente pela pessoa que fez a aplicação, sendo uma falha pontual e que não partiu de determinação da administração municipal, de forma que assim que tomamos conhecimento, afastamos a responsável.

A Prefeitura esclarece ainda que está pondo a disposição das famílias acompanhamento médico e monitorando as crianças. Já comunicamos a Secretaria Estadual de Saúde para que o Ministério de Saúde também seja informado.

Até o momento, felizmente, as crianças que recebem as vacinas não apresentam quadro adverso na saúde.

A Prefeitura está orientando, novamente, as equipes que fazem a campanha de vacinação contra a COVID e informa a nossa população que a aplicação de vacinas infantis serão feitas, exclusivamente, com as novas vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, voltadas especificamente para uso pediátrico.

MaisPB

Leia Também