João Pessoa, 15 de janeiro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em lucena

Crianças vacinadas com doses vencidas de adultos em Lucena; MPF investiga caso

Comentários:
publicado em 15/01/2022 às 13h11
atualizado em 16/01/2022 às 06h48
A- A+

O Ministério Público Federal da Paraíba está investigando denúncia de aplicação de vacina contra a Covid-19 inadequada em crianças em Lucena, na região metropolitana de João Pessoa. As vacinas estavam vencidas, informou ao Portal MaisPB o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros.

O fato teria ocorrido sete dias antes da chegada do imunizante com dosagem adequada para idade ao estado. O primeiro lote de vacina para crianças entre 5 e 11 anos só desembarcaram na Paraíba nesta sexta-feira (14).

A denúncia aponta que cerca de 40 crianças teriam sido imunizadas com vacinas destinadas aos adultos. O MPF intimou uma mãe, a responsável pela Unidade Básica de Saúde e o gestor de saúde para prestarem esclarescimentos.

Em nota, a Prefeitura de Lucena esclarece que a aplicação indevida de vacinas em crianças da cidade foi executada por decisão individual da profissional que fez a aplicação.

A Prefeitura informa ainda que afastou a profissional responsável e que está acompanhado as crianças vacinadas que não apresentaram reações adversas.

Confira a nota

A Prefeitura de Lucena lamenta profundamente a falha executada por uma auxiliar que aplicou indevidamente e sem autorização vacinas de combate à COVID-19 em algumas crianças de um posto de saúde da Zona Rural.

Esclarecemos que a decisão foi tomada individualmente pela pessoa que fez a aplicação, sendo uma falha pontual e que não partiu de determinação da administração municipal, de forma que assim que tomamos conhecimento, afastamos a responsável.

A Prefeitura esclarece ainda que está pondo a disposição das famílias acompanhamento médico e monitorando as crianças. Já comunicamos a Secretaria Estadual de Saúde para que o Ministério de Saúde também seja informado.

Até o momento, felizmente, as crianças que recebem as vacinas não apresentam quadro adverso na saúde.

A Prefeitura está orientando, novamente, as equipes que fazem a campanha de vacinação contra a COVID e informa a nossa população que a aplicação de vacinas infantis serão feitas, exclusivamente, com as novas vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, voltadas especificamente para uso pediátrico.

MaisPB

MaisTV

MP pede exigência do passaporte da vacina em escolas

IMUNIZAÇÃO CONTRA COVID-19 - 26/01/2022

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas