João Pessoa, 03 de agosto de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Um comissão formada por diversas instituições está unindo esforços para resguardar a vida de 13 adolescentes que moram em Bayeux e estão ameaçados de morte por traficantes de drogas. As estratégias para isso foram discutidas em audiência realizada na Promotoria da Infância e da Juventude, do município, na última quinta-feira (02). Os adolescentes são todos usuários de drogas e alguns já traficavam para manter o vício.
“As famílias desses adolescentes também precisam de proteção, já que dois deles tiveram os pais assassinados. Em um caso, um menino conseguiu se salvar pela maré, mas a mãe foi morta”, contou o promotor Marinho Mendes. Quatro adolescentes já foram encaminhados para uma instituição cuja localização é mantida em sigilo. Os demais foram deslocados para casas de outros parentes.
A cópia do termo da audiência foi remetida para a Secretaria de Segurança e Defesa Social, por meio do delegado Everaldo, e entregue ao Coronel Jeferson Pereira, do Comando Geral da Polícia Militar. “O termo relata toda a situação e pede garantias para a vida dessas pessoas”, explicou o promotor.
Nesta sexta-feira (03) a Prefeitura de Bayeux, através do Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), e a Promotoria de Bayeux, vão começar a fazer os estudos de caso de cada adolescente e família, para depois contatar o Programa de Proteção à Criança e Adolescente Ameaçado de Morte (PPCAAM) – um programa desenvolvido pelo Governo Federal.
Ainda foi requisitado que o Serviço de Inteligência da Polícia Militar (PM) e a Investigação Criminal da Polícia Civil (PC) façam um levantamento para identificar todos os pontos de vendas de drogas de Bayeux. O objetivo é desencadear uma grande operação para combater esse tipo de crime no município.
“O delegado Everaldo disse que instalará um Núcleo de Homicídios na cidade. Aproveitamos a ocasião e pedimos que seja instalado no Mário Andreazza e uma unidade da Polícia Solidária nesse mesmo bairro. É que no local acontecem quase metade dos homicídios de Bayeux”, acrescentou o promotor Marinho Mendes.
Reuniões Mensais
Participaram da reunião representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, do Comando Geral da Polícia Militar, do Conselho Tutelar, do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Estado, da Comissão de Combate à Violência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), da Prefeitura Municipal de Bayeux, da Ouvidoria da Polícia Civil do Estado, o Comandante da II Cia de Polícia Militar de Bayeux e da Câmara Municipal de Bayeux.
Todo o grupo resolveu se reunir uma vez por mês de forma descentralizada, no bairros em Bayeux. Na ocasião, a Promotoria vai se instalar no local, junto com a Polícia Militar e a Polícia Civil, para coletar demandas sociais e encaminhá-las às instâncias competentes.
Horário de fechamento de bares
Na próxima semana será marcada uma reunião para discutir o horário de fechamento de bares e ambientes que comercializam bebidas alcoólicas, com o envolvimento da Câmara de Vereadores.
Assessoria do MPPB
VEREADOR QUESTIONA - 09/10/2025