João Pessoa, 04 de agosto de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A seleção brasileira masculina de futebol ficou duas vezes atrás do placar e sofreu para vencer Honduras por 3 a 2, nas quartas de final dos Jogos Olímpicos de 2012, em Newcastle, na tarde deste sábado.
O JOGO
O técnico Mano Menezes surpreendeu ao escalar o goleiro Gabriel no lugar de Neto. Leandro Damião também ganhou nova chance no ataque.
Porém, ninguém surpreendeu mais do que o meia Martinez. Aos 12min, Espinoza deixou Sandro no chão, colocou na área para Figueroa e a bola sobrou para Martinez. De primeira, ele marcou um golaço para Honduras.
Se antes do tento rival, o Brasil conseguiu criar algumas chances, depois a seleção sumiu. Neymar, preso na ponta esquerda, era facilmente neutralizado. A seleção tinha enormes dificuldades para invadir a área adversária.
O lateral direito Crisanto, então, resolveu ‘ajudar’. Ele recebeu dois cartões amarelos em dois minutos e foi expulso. O Brasil passou a achar espaço na zaga hondurenha.
Assim, chegou ao gol aos 37min. Hulk partiu para a jogada individual, cruzou na pequena área, a defesa se atrapalhou e Leandro Damião completou de carrinho.
Antes de acabar a etapa inicial, Mano sacou o volante Sandro, que já tinha amarelo, e colocou o ex-santista Danilo.
No segundo tempo, mesmo com um atleta a menos, Honduras fez seu segundo gol aos 2min. Espinoza chutou despretensiosamente e a bola entrou no canto direito do goleiro Gabriel, que pulou atrasado.
A resposta brasileira foi imediata. Damião disputou com Velasquez na área, caiu e o árbitro alemão Felix Brych assinalou a penalidade, convertida por Neymar: 2 a 2.
Aos 14min, a dupla voltou a funcionar. Leandro Damião foi acionado por Neymar na área, girou sobre o adversário e chutou no canto direito do goleiro Mendoza. Virada brasileira.
Inseguro, o goleiro Gabriel saiu mal da meta brasileira e quase possibilitou o empate hondurenho.
Mano sacou o apagado Hulk e colocou o são-paulino Lucas para tentar dar maior mobilidade ao ataque brasileiro. Em seu primeiro lance, o atleta quase marcou o quarto gol brasileiro.
O Brasil passou a administrar a vantagem e Honduras não agrediu mais. Assim, a seleção avançou às semifinais. Aos 44min, Espinoza ainda foi expulso também por receber o segundo amarelo.
Folha.com
VEREADOR QUESTIONA - 09/10/2025