João Pessoa, 10 de agosto de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Uma hora e meia. Este foi o tempo que o prefeito de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, ficou no cargo nesta quinta-feira (9). Demerval Barboza Moreira Neto reassumiu o cargo depois de uma liminar do Supremo Tribunal de Justiça. Mas outras duas decisões da Justiça o afastaram novamente, como mostro o Bom Dia Rio.
Os advogados de Dermeval disseram que vão recorrer das decisões. Sérgio Xavier, presidente da Câmara de Vereadores, continua como prefeito de Nova Friburgo. Ele recebeu a liminar no início da noite de quinta-feira e não falou com a imprensa.
Demerval assumiu o cargo durante a tarde de quinta e foi recebido com fogos e festa no pátio da prefeitura. Mas enquanto ele conversava com a população e dava entrevista coletiva à imprensa, outra liminar foi expedida e o afastou mais uma vez do cargo. Desta vez, o pedido foi feito pela Câmara de Vereadores de Nova Friburgo, que informou que o Legislativo conseguiu duas liminares, uma na 2ª e uma na 3ª Vara Cível.
As duas decisões impedem a posse de Demerval e restabelecem Sérgio Xavier como prefeito do município. O que a Câmara pede é o cumprimento do afastamento de Demerval após votação e aprovação do processo de impeachment do vice-prefeito afastado.
Essa instabilidade política deixa a população mais uma vez decepcionada. “Eu gostaria de saber com quem contar no nosso município. Isso é uma coisa que a gente não sabe e é muito complicado. Infelizmente, quem perde é o povo, quem perde é a população, quem perde é Nova Friburgo, essa cidade maravilhosa”,afirma a moradora Gisele Barroso.
Demerval é acusado de desvio de dinheiro destinado as vítimas da tragédia do ano passado, entre outras ilegalidades.
Liminar STJ
A menos de dois meses das eleições municipais, a população foi surpreendida por uma possível mudança no poder executivo. Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça permitiu a volta do prefeito afastado. A liminar derrubada determinava o afastamento de Demerval por tempo indeterminado. O pedido foi feito pelo Ministério Público Estadual (MPE).
Na época em que terminou o prazo de 180 dias do pedido de afastamento pedido pelo Ministério Público Federal, o MPE conseguiu uma liminar da Justiça que garantia o afastamento do prefeito em exercício.
Demerval ficou por mais de um ano à frente da Prefeitura de Nova Friburgo. Ele assumiu em setembro de 2010, após o prefeito eleito, Heródoto Bento de Melo ser licenciado por problemas de saúde, e afastado em novembro de 2011.
Desde então, quem está à frente da prefeitura é o presidente da Câmara, Sérgio Xavier.
G1
BOLETIM DA REDAÇÃO - 27/08/2025