João Pessoa, 15 de agosto de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Brasil, que perdeu o ouro dos Jogos Olímpicos para o México no último sábado (2 a 1), enfrentará a Suécia nesta quarta-feira (15), às 15h45 (horário de Brasília), em um amistoso que servirá de despedida para o estádio Raasunda. O mítico recinto recebeu a final da Copa do Mundo de 1958, vencida pela seleção brasileira contra os donos da casa.
Naquela partida, a equipe liderada por Pelé venceu a Suécia por 5 a 2, conquistando o primeiro dos cinco títulos mundiais que possui. Agora Raasunda, localizado nos arredores de Estocolmo, será substituído por um estádio que ficará perto do local do atual e se chamará Friends Arena.
O ídolo brasileiro Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, juntamente com vários jogadores da seleção de 1958, visitou na terça-feira (14) as instalações dos dois estádios, a convite da Federação sueca.
Quanto ao jogo, a participação da grande estrela local, o atacante Zlatan Ibrahimovic, é dúvida devido a uma lesão no pé, anunciou nesta terça-feira a Federação Sueca de Futebol (SvFF).
– Estou melhor do que ontem, vamos ver como evolui. É emocionante jogar contra uma equipe como o Brasil, será uma boa experiência para nós antes das eliminatórias para a Copa do Mundo. Thiago Silva, meu companheiro de equipe no Paris Saint-Germain e no AC Milan é o melhor zagueiro do mundo.
O técnico sueco, Erik Hamren, convocou por precaução outro atacante, Tobias Hysen, que joga no Gotemburgo (1ª divisão da Suécia).
O Brasil, entretanto, disputa este amistoso com a tristeza de ter desperdiçado mais uma oportunidade de adicionar um ouro olímpico as suas conquistas espetaculares.
A seleção de Mano Menezes, favorita ao título que ainda não conseguiu, o único troféu que falta nas prateleiras da Confederação Brasileira de Futebol, perdeu por 2 a 1 para o México, em Wembley, no sábado, amargando a medalha de prata.
Mano, que pretendia usar os Jogos Olímpicos para confirmar várias promessas que formariam a base para a Copa do Mundo de 2014, deixa Londres com dúvidas sobre o plantel.
– Quando um treinador ganha uma Copa do Mundo não é elogiado, então quando perde os Jogos Olímpicos ….
A maior parte da equipe olímpica brasileira está em Estocolmo, exceto Paulo Henrique Ganso, Bruno Uvini Bruno e Marcelo, que foi descartado por causa de sua expulsão no último amistoso do Brasil.
Jonas (Valencia), Ramires (Chelsea), Daniel Alves (Barcelona), Dedé (Vasco da Gama) e Paulinho (Corinthians) são os cinco jogadores adicionados a lista depois dos Jogos para este amistoso.
No mítico Raasunda, com os jogadores de 1958 como espectadores de gala, onde Pelé começou sua lenda há 44 anos, Neymar e cia. quer começar a esquecer a decepção olímpica e começar a preparar para a sua Copa do Mundo, que seria o sexto título da Seleção.
R7
BOLETIM DA REDAÇÃO - 27/08/2025