João Pessoa, 19 de agosto de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O projeto Limpa Brasil, que será realizado no dia 2 de setembro, em João Pessoa, já definiu os pontos de entrega de material reciclável. A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) selecionou 20 locais, em diferentes bairros da Capital, organizados de forma estratégica para o sucesso do “Dia D” da ação.
Os locais foram escolhidos a partir de um mapeamento realizado pela Autarquia em relação às escolas participantes e outros locais considerados fundamentais para a realização do evento. Com a definição dos pontos, a Emlur passa a desenvolver o projeto logístico para o dia do evento, que inclui a estrutura necessária para o trabalho dos voluntários do movimento e o plano de coleta do material entregue.
O superintendente da Emlur, Lucius Fabiani, afirmou que a preocupação da equipe era distribuir os locais de entrega pela cidade para facilitar o acesso da população no dia do evento. “Queremos a melhor cobertura possível de nossos bairros”, disse.
Todas as escolas municipais farão parte do projeto, sendo que 16 delas foram escolhidas para funcionar como pontos de entrega do material coletado pelos voluntários. Outros quatro pontos funcionarão no Mercado Público de Mangabeira, Parque Solon de Lucena, Busto de Tamandaré e na sede da Emlur, no Bairro dos Estados.
Cooperativas – Todo o material entregue no dia do evento será recolhido pela Emlur e encaminhado para os cinco núcleos de coleta seletiva mantidos pela Autarquia. Os agentes ambientais dos núcleos Mangabeira, Jd. Cidade Universitária, 13 de Maio, Cabo Branco e Bessa serão os responsáveis pela triagem, embalagem e comercialização do que for recolhido durante a campanha.
Os núcleos também enviarão agentes para os pontos espalhados pela cidade para mostrar à população que o que é tratado como lixo por alguns pode ser a fonte de renda de outros. Todo o dinheiro arrecadado com a venda do material entregue nos pontos de coleta será distribuído entre os membros das cooperativas de catadores da cidade.
Voluntários – O objetivo do projeto é envolver todos os moradores da cidade na limpeza dos seus bairros, recolhendo o material potencialmente reciclável e entregando-o nos pontos de coleta. Quem tiver interesse em colaborar com a campanha e conhecer um pouco mais do projeto, pode se inscrever no site do movimento Limpa Brasil: www.limpabrasil.com.br.
Show Limpo – Durante a semana de ação, diversos pontos de distribuição e coleta serão disponibilizados para a entrega de sacos de lixo que deverão ser utilizados pela população para coletar lixo reciclável e entregar nestes locais. Com a entrega, o “catador por um dia” receberá seus ingressos, em forma de saco de lixo, para participar de um Show Limpo, com grandes astros da música brasileira.
O show é oferecido aos voluntários pela organização do evento em retribuição ao trabalho que foi realizado durante o dia e tem uma dinâmica especial. Com o mote “do meu lixo cuido eu”, os artistas cobrarão dos espectadores a limpeza do espaço, propondo que cada um se responsabilize pelos resíduos que produzir durante a festa e, portanto, realizar uma inovadora ação de conscientização: o primeiro show limpo de João Pessoa.
Segue a lista com os 20 pontos de coleta selecionados pela Emlur:
• Escola Municipal Aruanda (Praça DA Paz) – Rua Eurídice Félix Cabral, s/n – Bancários
• Mercado de Mangabeira – Rua Josefa Taveira – Mangabeira I
• Escola Municipal Durmerval Trigueiro Mendes – Rua. 14 de Julho, 891 – Rangel
• Escola Municipal Francisco Edward De Aguiar – Rua. Generino Maciel, 516 – Jaguaribe
• Escola Municipal João Santa Cruz – Rua. Des. Santo Stanislau, 460 – Bairro dos Novais
• Escola Municipal Luiza Lima Lobo – Rua. Cart. Franc. Inácio R. Filho, 25 Alto do Mateus
• Escola Municipal Fenelon Câmara – Rua Adauto Toledo, 157 – Ernesto Geisel
• Escola Municipal Dom Hélder Câmara – Rua. Joamil Severino dos Santos, s/n –Valentina Figueiredo
• Escola Municipal Leonel Brizola – Rua. Olívio T. Medeiros, 590 – Miramar
• Parque Solon De Lucena – Centro
• Escola Municipal Senador Rui Carneiro – Rua. João de Brito, 180 – Mandacaru
• Emlur – Av. Minas Gerais, 177 – Bairro dos Estados
• Escola Municipal Duque de Caxias – Rua Graciliano Delgado, 284 – Costa e Silva
• Escola Municipal Anayde Beiriz – Rua. Cajazeiras, s/n – Cidade Verde – Bairro das Indústrias
• Escola Municipal Economista Celso Monteiro Furtado – Rua Mª Carneiro dos Santos, 50 – João Paulo II – Funcionários I
• Escola Municipal Tharsilla Barbosa da Franca – Rua Nossa Senhora da Paz, 72 – Grotão
• Escola Municipal Apolônio Sales de Miranda – Rua Eng. Retumba, 240 – Cruz das Armas
• Escola Municipal Castro Alves – Rua Manoel Guerra, 71 – Funcionários I
• Busto de Tamandaré – Praia de Tambaú
• Escola Municipal Frei Albino – Av. Argemiro de Figueiredo, 4455 – Bessa
Secom JP
AUDIÊNCIA NA ALPB - 14/10/2025