João Pessoa, 14 de outubro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
diário oficial

Decreto regulamentará passaporte da vacina na PB

Comentários: 0
publicado em 14/10/2021 às 12h10
atualizado em 14/10/2021 às 10h02
João Azevêdo, governador da Paraíba

O governador João Azevêdo (Cidadania) anunciou na manhã desta quinta-feira (14) que o Estado publicará um decreto regulamentando a lei sancionada hoje que institui o passaporte da vacinação contra Covid-19 no território paraibano.

Azevêdo clamou para que os paraibanos que ainda não procuraram os postos de imunização, que se dirijam até uma unidade para que sejam vacinados.

“A vacina é a única forma de vencermos a pandemia e já está disponível para todos os paraibanos e paraibanas. Mais de 4,5 milhões de doses já foram aplicadas e, com isso, reduzimos muito a taxa de transmissão. Um esforço coletivo que tem salvado vidas”, disse.

Passaporte da vacina 

O governador João Azevêdo (Cidadania) sancionou com vetos a lei que cria o passaporte da vacina na Paraíba. A lei foi publicada na edição desta quinta-feira (14) do Diário Oficial do Estado e já entrou em vigor.

Quem não estiver imunizado contra a Covid-19 não poderá frequentar bares, restaurantes, casas de shows, boates e congêneres. Além disso, os não vacinados também não poderão se inscrever em concursos ou prova para função pública, ser investido ou empossado em cargos na Administração Pública estadual direta e indireta.

A comprovação de vacinação poderá ser feita através da apresentação do cartão de vacinação físico ou digital, por meio de foto, aplicativo, entre outros meios.

Conforme a lei, fica vedada a vacinação forçada ou qualquer medida invasiva sem o consentimento dos indivíduos, sendo preservado o direito à intangibilidade, inviolabilidade e integridade do corpo humano.

O governador vetou, no entanto, artigos da lei aprovada na Assembleia Legislativa que previam a proibição de obter empréstimos de instituições oficiais ou participar dos programas sociais do governo do Estado para quem não se vacinou.

Outro veto foi aplicado ao artigo que estabelecia que os não vacinados não poderiam renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial do Estado da Paraíba.

MaisPB

Leia Também