João Pessoa, 13 de setembro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
rachadinha

MP estuda refazer denúncia contra Flávio

Comentários: 0
publicado em 13/09/2021 ás 10h14
atualizado em 13/09/2021 ás 10h40
Flávio Bolsonaro - Foto: Jane de Araújo / Agência Senado

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) estuda refazer a parte invalidada das denúncias envolvendo o suposto esquema de rachadinha contra o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), o ex-assessor Fabrício Queiroz e mais 15 investigados.

O procurador-geral de Justiça do Rio, Luciano Mattos, é possível extrair provas nulas, ou refazer toda a parte invalidada. As informações são do Jornal O Globo.

Em outubro de 2020, o MP-RJ denunciou Flávio Bolsonaro e os demais por organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro no esquema das rachadinhas, na época em que o filho do presidente era deputado estadual. Quatro meses depois, em fevereiro deste ano, a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu provimento a recurso ajuizado pela defesa do senador para anular as decisões que permitiram a quebra de sigilo.

Deferida pelo juiz Flávio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal da Capital e titular do caso na época, a quebra foi pedida após o compartilhamento de dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) junto ao MP-RJ. O STJ, ao examinar a decisão de Itabaiana, concluiu que faltou fundamentação, deliberação que, na prática, significou a anulação de todas as provas obtidas com dados bancários e fiscais de Flávio e outros envolvidos, praticamente afastando o crime de lavagem e enfraquecendo o resto da denúncia.

MaisPB