João Pessoa, 08 de setembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O vice-presidente da República, Michel Temer, abriu a contagem regressiva para as Paralimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. A cerimônia foi realizada na Casa Brasil, representação oficial do Comitê Organizador dos Jogos no Brasil, em meio às comemorações do 7 de Setembro. Os Paralímpicos no Brasil começarão daqui seis anos, justamento no Dia da Independência.
Para uma platéia de autoridades brasileiras e britânicas e atletas paralímpicos, Temer lembrou que o Brasil começou a tratar seriamente a questão da acessibilidade e dos direitos dos deficientes físicos, a partir da Constituição de 1988, que dedica um capítulo inteiro ao tema. Ele fez também um paralelo entre a Independência do Brasil e a independência individual dos deficientes físicos.
“De 1988 para cá, aqueles que necessitam de cuidados especiais começaram a ganhar sua independência e uma extraordinária inclusão social” – destacou o vice-presidente.
Michel Temer elogiou a organização dos Jogos Paralímpicos de Londres e disse que serão referência para a edição brasileira em 2016. O presidente do Comitê Paralímpico Internacional, o inglês Philip Craven, disse que para se fazer um grande evento é preciso haver muito planejamento
“Quando tem-se um grande comitê organizador, tem-se grandes jogos paralímpicos” – afirmou Craven.
Para o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, as paralimpíadas trarão um grande legado para o país
“Não é só a questão da melhoria dos serviços públicos que virão com os Jogos. Mas a melhoria da autoestima”, destacou Sérgio Cabral.
O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Artur Nuzman, prometeu elevar o nível dos jogos no Brasil
“Nossos atletas se destacaram, mostraram excelência e trouxeram resultados para o país. Centenas de profissionais participam do programa de observadores aqui em Londres” – garantiu.
Neste domingo (9/7), o vice-presidente participa de uma recepção conjunta com o governo britânico aos Chefes de Estado e de Governo participantes do Jogos Paralímpicos de Londres. E depois segue para a cerimônia de encerramento dos Jogos, no Estádio Olímpico.
Assessoria
PARA 2026 - 05/09/2025